Delegação de Moçambique visita o maior polo pesqueiro industrial do Brasil

Uma delegação do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pesca de Moçambique foi recebida pela equipe do SINDIPI nesta quarta-feira (31) para uma imersão ao maior polo pesqueiro industrial do Brasil. A visita técnica foi realizada em parceria com a equipe do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e contou com a participação de representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Durante a manhã, a diretora geral do Instituto de Pesca e Aquicultura (IDEPA), Paula Afonso, e o administrador executivo do Fundo ProAzul, Mateus Tembe, participaram de uma reunião com o presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos, o Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura de SC, Delcy Batista, a chefe de projeto da assessoria internacional do MPA, Isabelle Pecelli, o diretor geral do campus do IFSC de Itajaí, Luís Fernando Pozas, o coordenador do Centro de Referência em Pesca e Navegação do IFSC, Benjamin Teixeira, o coordenador do Curso Técnico em Aquicultura, Leonardo Francisco Machado, a técnica da assessoria de relações externas internacionais do IFSC, Stella Rivello da Silva Dal Pont, e os oceanógrafos do SINDIPI, Luana Mallmann Specht e Luiz Carlos Matsuda.

Depois do encontro na sede da entidade, o grupo navegou pelo rio Itajaí Açu no barco escola do IFSC, conduzido pelo comandante Fabiano Duarte Rosa, até uma das indústrias de pesca associadas ao SINDIPI. Além do processo industrial, a delegação africana conheceu embarcações industriais e conversou com pescadores e armadores das modalidades de camarão-rosa e cardume associado, além de degustar um almoço com produtos da pesca nacional.