Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Delegação da Organização Mundial de Saúde Animal visita Itajaí

Neste sábado (24), o Município de Itajaí recebe a missão técnica da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês). Itajaí foi escolhida pela Secretaria de Monitoramento e Controle da Pesca e da Aquicultura pela Secretaria Nacional da Pesca, com o propósito de demonstrar o serviço oficial brasileiro de defesa sanitária de animais aquáticos, onde se inserem as cadeias produtivas da pesca e da maricultura.

A comitiva inicia sua visita, às 08 horas, no Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca), seguindo para o Caminhão do Peixe (estacionado no Bairro São João) e, em seguida, na empresa JS Pescados. Ainda no sábado (24), a equipe desloca-se ao Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) para conhecer as principais ações do sindicato relativas à cadeia produtiva da pesca industrial e por último ao Mercado do Peixe, para conhecimento das vendas do pescado no comércio varejista. Os representantes de OIE serão acompanhados por profissionais ligados a sanidade animal do MAPA e CIDASC, Secretário Municipal de Pesca e Aquicultura de Itajaí e responsáveis pelo Sindipi e Sitrapesca.

A proposta é conhecer a realidade local nestas cadeias, para apresentar sugestões às instituições públicas brasileiras visando melhorias e propiciar a aplicação da ferramenta OIE Tool for the Evaluation of Perfomance of Veterinary Services (OIE PVS Tool). Esta ferramenta é o instrumento utilizado pela OIE para avaliação ampla do desempenho do serviço veterinário de um país no controle rigoroso da sanidade animal, visando atender as exigências do mercado mundial, o que favorecerá maior credibilidade nas relações comerciais do Brasil. Essa avaliação é parte da estratégia da mesma instituição internacional que já avaliou o serviço veterinário oficial brasileiro de animais terrestres.

A comitiva visita o Brasil no período de 17 a 31 de outubro e, em Santa Catarina, a equipe está desde quinta-feira (22), quando desembarcou em Florianópolis, devendo permanecer até sábado.

 

Fonte: Prefeitura de Itajaí