CORPORAÇÃO É CRIADA PELA ALPESCAS PARA FORMALIZAR A NOVA PESCA INDUSTRIAL DA AL

"

Nos dias 02 e 03 de dezembro de 2021 foi a realizada, em Fortaleza - CE, a 7ª Reunião Ordinária da Aliança Latino-americana para a Pesca Sustentável e Segurança Alimentar - ALPESCAS, onde foi oficializada a pessoa jurídica da Aliança que permitirá contar com maiores atribuições inserções em fóruns internacionais.

Para Osciel Velasquez, presidente da ALPESCAS "este é um passo muito importante, os pescadores industriais e aquicultores estão a anos trabalhando com muito esforço em busca da sustentabilidade e segurança alimentar, estamos investimento em tecnologias para uma pesca mais seletiva e com menor efeito ao meio ambiente, respeitamos as medidas de gestão como cotas, defesos e planos de manejo, reduzimos nossas emissões e todo tipo de contaminação, inclusive, estamos implementando programas de reciclagem e economia circular em nossas embarcações e indústrias, entre outras iniciativas. Nós sabemos que não fazer essas mudanças seria uma irresponsabilidade e um despropósito para manter essa atividade no futuro. Hoje nós somos uma Nova Pesca Industrial, uma pesca que convive de maneira equilibrada entre desenvolvimento econômico e cuidado om os nossos recursos naturais e seus habitats. Somos um setor produtivo que respeita a legislação e aplica todas as medidas tecnológicas para ser mais sustentável. Sabemos que todas essas mudanças não são fáceis, mas são possíveis”!

Outro marco importante dessa reunião foi o ingresso da Fundação Internacional de Pesca do Panamá a ALPESCAS, que agora já conta com 11 países da América Latina, 12 Câmaras e Associações e o Conselho Mexicano de Promoção de Produtos Pesqueiros – Comepesca.

O Presidente do Conepe, Alexandre Espogeiro, se manifestou sobre os resultados da reunião: “A reunião aconteceu com êxito total, conseguimos reunir os principais responsáveis de uma boa gestão pesqueira: a academia, o setor privado e o governo. Todas as discussões que mantivemos durante os dias em que estivemos reunidos em Fortaleza agregaram muito a nossa incansável busca pela Pesca Sustentável. Cada encontro com nossos irmãos e irmãs da ALPESCAS nos faz mais fortes. Seguimos construindo juntos a Nova Pesca Industrial da América Latina”!

Dentre os temas discutidos durante os dois dias de reunião podemos destacar: Economia Azul, Gerenciamento Espacial Costeiro, Setor Privado na geração de conhecimentos e subsídios à gestão pesqueira, Aquicultura como fonte de pescados, Gestão Pesqueira no Brasil e na América Latina, Pesca Ilegal, Indústria Pesqueira de Atuns, Economia Circular e Áreas Marinhas Protegidas. "

ALPESCAS: Uma só região, uma só missão!

Via Conepe