Conselho de Entidades discute o desenvolvimento de Itajaí e região

O Conselho de Entidades de Itajaí esteve novamente reunido na manhã de quarta (11), na sede do Observatório Social de Itajaí, localizada nas dependências da Intersindical. O segundo encontro dos conselheiros trouxe na pauta temas importantes para a região. A delegada e armadora de pesca, Guilhermina Rodrigues, representou o SINDIPI no encontro.

Os trabalhos foram abertos com os relatos do presidente do Observatório Social de Itajaí, Ricardo Colyer. Na semana passada, ele participou da reunião com representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, em Brasília, para tratar do edital de arrendamento do Porto de Itajaí. O assunto foi amplamente debatido pelo Conselho, que busca formas de atuar para contribuir com o melhor desfecho possível para a questão.

Na sequência, a palavra ficou com o advogado Luiz Fernando Molleri, membro do Conselho Fiscal da Associação Empresarial de Itajaí – ACII e integrante do Conselho Municipal de Gestão e Desenvolvimento Territorial. Molleri trouxe informações sobre a questão do ordenamento territorial no município.

A pauta seguinte foi o Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí – PROMOBIS. Os presentes destacaram as dificuldades de mobilidade enfrentadas em nossa região e a necessidade de articulação das lideranças em torno do projeto. A primeira votação na Câmara de Vereadores foi realizada ontem e o PROMOBIS foi aprovado por unanimidade. A próxima votação será na terça-feira, dia 17.

Na parte final, a palavra foi aberta aos participantes. Foram levantadas algumas demandas e questões diversas, como saúde, desenvolvimento, relação com os meios de comunicação, tecnologia e outros temas.

“A reunião de hoje demonstrou que estamos no caminho certo. A representatividade das lideranças que formam este Conselho já mostra seus primeiros resultados”, avalia a presidente da ACII, Gabriela Kelm.

* Matéria divulgada no site da ACII.