Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

CONAPE realiza sua última reunião ordinária de 2024

Nos dias 10 e 11 de dezembro, foi realizada a 42ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (CONAPE), encerrando o calendário de reuniões ordinárias programado para 2024. O presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos, esteve no encontro representando também a Pesca BR, entidade da qual é vice-presidente. Entre os principais encaminhamentos do encontro, destacou-se o lançamento de três novos comitês: o Comitê de Conformidade do Pescado Nacional, o Comitê de Competitividade da Tilapicultura e o Comitê de Competitividade da Carcinicultura. Esses comitês terão como missão acompanhar a gestão dos recursos em suas áreas de atuação, representar o CONAPE nos processos decisórios e garantir uma interação efetiva entre governo e sociedade civil, promovendo avanços no setor.

Durante o encontro, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, destacou a relevância do Conselho e as conquistas do Ministério em 2024. "Nós estamos realizando hoje a sexta reunião do conselho. Por aqui perpassam as questões mais importantes para todos os setores que fazem parte do Ministério da Pesca e Aquicultura. Aqui discutimos os nossos gargalos, dificuldades e limitações, mas também seguimos avançando com o planejamento de ações", disse.

O ministro também ressaltou a importância da colaboração para superar desafios e fortalecer o setor. "Apesar das limitações, o ministério tem avançado graças a essas parcerias e à construção de condições que fazem as coisas acontecerem", completou.

Os três novos comitês lançados durante a reunião reforçam o compromisso do CONAPE em construir essas condições para o desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca no Brasil.

*** Texto: Ascom MPA

conape reuniao