Notícias
Comitê de recursos pesqueiros pelágicos se reúne pela primeira vez quinta (20) e sexta (21)
A Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove a reunião de instalação do Comitê Permanente de Gestão e do Uso Sustentável dos Recursos Pelágicos do Sudeste e Sul, nesta quinta (20) e sexta-feira (21), em Brasília. Pelágicos são peixes que nadam na superfície do mar a maior parte do tempo. É o caso da tainha, sardinha, anchova e cavalinha.
O comitê reúne 24 representantes do setor público e da sociedade civil organizada. Do lado do governo estão, por exemplo, representantes do Mapa e dos ministérios do Meio Ambiente e da Defesa. Da sociedade civil, o fórum conta com integrantes da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), do Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura (Conepe) e do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP), entre outros.
Na reunião de instalação, será aprovado o regimento e criado um subcomitê científico para assessoramento do comitê. O SINDIPI será representando pelo Coordenador Técnico da entidade e coordenador da modalidade do cerco Agnaldo dos Santos.