Começou o Outubro Rosa - mês de prevenção ao câncer de mama

Neste mês, a equipe do SINDIPI (Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região) participa da campanha Outubro Rosa, realizada no mundo todo desde a década de 1990, a fim de alertar as mulheres para os exames preventivos. Além de adquirir camisetas da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí para a equipe, a entidade doou brindes para o bingo da entidade.

“A Rede Feminina, através de suas voluntárias, faz um trabalho belíssimo em prol da saúde de todas as mulheres. Para nós, da pesca, é muito importante contribuir para esta causa”, frisa o presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos.

O câncer de mama é hoje a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil e, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença deve atingir cerca de 74 mil mulheres entre 2023 e 2025. Ao descobri-la no estágio inicial, as chances de cura chegam a 95%. Por isso, a prevenção é tão importante.

Criada em 1978, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí desenvolve um trabalho voluntário em benefício à saúde da mulher com atendimento gratuito. A entidade fica na rua Saul Schead dos Santos, 379 - São Vicente, em Itajaí.