Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Começa amanhã (01) a safra industrial da Tainha

Começa amanhã – dia 1º de junho - a safra industrial da pesca de tainha de 2022. Podem capturar a espécie as oito (08) embarcações de cerco/traineira contempladas com a Autorização de Pesca Especial Temporária.

Destacamos que as embarcações contempladas devem notificar, através do Sis Tainha, a saída do barco e enviar o Mapa de Bordo em até 24 horas após o término do cruzeiro de pesca, conforme está estabelecido pela Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na Portaria nº 611, de 28 de fevereiro de 2022.

A lista completa das embarcações contempladas com a autorização de pesca pode ser acessada AQUI.

Apenas nos últimos quatro anos a frota industrial teve redução de cerca de 80% do esforço da pesca da tainha.

Neste ano cada barco de pesca autorizado recebeu a permissão para capturar, no máximo, 60 toneladas cada. Isso já contando com os 20% a mais de tolerância estabelecido pela Portaria nº 611.

Além das oito embarcações industriais que capturam tainha apenas fora das cinco milhas náuticas de Santa Catarina até o Rio de Janeiro e fora das 10 milhas no Rio Grande do Sul, o governo autorizou até agora, pelo menos, outros 114 barcos de emalhe anilhado (considerados artesanais), a capturar uma cota global de 830 toneladas de tainha.

O SINDIPI segue atento às regras e à disposição de todos os armadores industriais.
Boa pescaria a todos!

sistainha tainha