Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Chuva, risco de temporal e frio intenso em SC, no início da semana!

Chuva, risco de temporal e frio intenso em SC, no início da semana!

 

 

 

 No domingo uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical na costa do RS, provoca aumento de nebulosidade e chuva em SC, com risco de temporal e ventania (rajadas da ordem de 60 a 80km/h especialmente no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis). Na segunda-feira, a frente fria se afasta para o oceano, mas a nebulosidade ainda persiste em boa parte do estado, com chance de chuva fraca principalmente no sul de SC.

 

Frio intenso: Entre a noite de domingo e a segunda-feira, uma massa de ar frio avança pelo Sul do Brasil, provocando declínio acentuado nas temperaturas, com pequeno indicativo de neve, que será confirmado nos próximos boletins. Entre as madrugadas de terça e a quarta-feira há previsão de temperatura próxima de zero grau nas áreas altas do estado, com GEADA.

 

Alerta para o mar: Mar muito agitado a grosso na segunda-feira, com picos de onda de 3,0 a 4,0 m entre Florianópolis e o Litoral Sul.

Fonte: Epagri/Ciram.

 

 

 

 

Epagri de Itajaí realiza pesquisa de melhoramento genético de peixes

 

 

 

Uma boa notícia para quem cultiva peixes de água doce em Santa Catarina. A Epagri de Itajaí começou em 2010, um trabalho de pesquisa para melhorar geneticamente linhagens de tilápias no Estado. O trabalho está sendo realizado na Unidade de Melhoramento Genético de Peixes (UMGEP), instalada na Estação Experimental da Epagri de Itajaí. A pesquisa foi financiada pelo Governo Federal, com participação técnica da Fundação de Apoio a Pesquisa (Fundagro), e execução da Epagri e do Centro de Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca (Cedap).

 

Em Santa Catarina, a produção de pescados de água doce é de 26 mil toneladas por ano, 13 mil só de tilápias. A UMGEP vai disponibilizar linhagens de tilápias melhoradas geneticamente para os produtores de alevinos, que abastecerão o setor produtivo de Santa Catarina. A meta dos pesquisadores da Epagri é entregar as primeiras matrizes de tilápias em setembro deste ano. Junto com a unidade foi criada o Núcleo Satélite da linhagem GIFT - F16, único no país na distribuição de matrizes de alevinos.

 

A pesquisa conta a parceria do Instituto Worldfish Center e da Universidade Estadual de Maringá (PR). O pesquisador da Epagri de Itajaí, Henrique Boeira Appel, lembrou que o melhoramento genético da tilápia não é igual à modificação genética da mesma. "Não estamos criando um peixe transgênico, mas sim escolhendo a melhor matriz para a produção. O trabalho consiste em fazer o cruzamento de geração a geração para melhorar o desempenho do pescado", explicou. Para Appel, a pesquisa irá beneficiar produtores e consumidores do pescado. "A tilápia melhorada geneticamente terá um custo menor para o piscicultor, além de ter um maior aproveitamento do peixe. Isso refletirá no preço final ao consumidor, que terá um motivo a mais para adquirir o pescado", concluiu o pesquisador.

Fonte:Gazeta das Praias

 

 

Ibama apreende 3,3 toneladas de barbatana de tubarão em Belém

 

 

 

Fiscais da Superintendência do Ibama/PA apreenderam cerca de 3,3 toneladas de barbatana de tubarão e 2 toneladas de bexiga natatória de peixes que estavam sendo processados para exportação. A empresa autuada estava beneficiando o pescado bem acima da licença ambiental concedida, além de não ter registro de pesca e certificado de regularidade no Ibama. A empresa recebeu três multas que totalizaram R$ 211.000,00 e responderá criminalmente pelo ilícito.

Fonte:Envolverde

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

 

Entre esta quinta e a sexta-feira, um sistema de alta pressão favorece variação de nuvens com presença de sol na área de pesca. Alertas: HOJE, MAR MUITO AGITADO E INTENSIFICAÇÃO DO VENTO. AMANHÃ, MAR MUITO AGITADO E RAJADAS FORTES DE VENTO NORDESTE.

 

Previsão para hoje (27/05/2010) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de SE de 2.0 a 3.0 m e picos de 3.0 a 4.0 m. Variação de nuvens com presença de sol na área de pesca. À noite há chance de chuva fraca entre Mostardas e Laguna.

 

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m. Nevoeiros ao amanhecer, com variação de nuvens e presença de sol na área de pesca. Chance de chuva fraca entre Mostardas e Laguna.

 

Sábado, ventos de NE a N, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h. Ondas de E a NE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 m. No decorrer do dia, aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com risco de temporal na área de pesca devido a influência de uma frente fria, associada a um sistema de baixa pressão (ciclone extratropical).

 

Tendência: No domingo, a frente fria, associada a um cilcone extratropical no litoral do Uruguai e RS, mantém o tempo instável com chuva, temporal e ventania. Na segunda-feira, ainda persiste a nebulosidade e a condição de chuva fraca na área de pesca e os ventos fortes. Vento de NE a NW, passando a SW, com rajadas de 70 a 100km/h. Mar muito agitado a grosso a partir de domingo, com ondas de 4,0 a 5,0 m na área de pesca.

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

 

 

Nesta quinta-feira, um sistema de alta pressão mantém o tempo firme com presença de sol na área de pesca. Na sexta-feira, as nuvens aumentam e há chance de chuva fraca e isolada por causa da circulação marítima. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, MAR AGITADO.

 

Previsão para hoje (27/05/2010) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de S a SE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m nas proximidades de Laguna. Presença de sol com aumento de nuvens.

 

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SE a E, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 3.0 m. Variação de nuvens com aberturas de sol e chance de chuva isolada, especialmente no início e fim do dia.

 

Sábado, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h ao sul de Florianópolis. Ondas de SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Variação de nuvens com aberturas de sol e chance de chuva isolada, especialmente no início e fim do dia.

 

Tendência: No domingo uma frente fria, associada a um cilcone extratropical no litoral do Uruguai e RS, deixa o tempo instável com chuva, temporal e ventania. Na segunda-feira, ainda persiste a nebulosidade e a condição de chuva fraca na área de pesca e os ventos fortes. Vento de NE a SW, com rajadas de 50 a 80km/h, sendo as mais intensas previstas entre Florianópolis e Laguna. Mar muito agitado a grosso a partir de domingo, com ondas de 4,0 m na área de pesca.

Fonte: Epagri/Ciram.