Coordenadoria Técnica

Betara / Papa-terra

A betara é encontrada sobre fundos de areia e lama em águas costeiras de pouca profundidade e em regiões estuarinas. Distribui-se dos Estados Unidos até a Argentina. No litoral sudeste do Brasil, a espécie é capturada pela pesca de arrasto em profundidades entre 15 e 85 metros. E pode ser capturada pelas modalidades de emalhe e cerco. No ano de 2019, a captura da espécie foi de aproximadamente 90 toneladas no sudeste e sul do Brasil.

Fonte: Fishbase (2021).

REFERÊNCIAS

MENEZES, N.A. e FIGUEIREDO, J.L.   1980   Manual de peixes marinhos do Sudeste do Brasil. São Paulo: Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.   96p.

VIANNA, M.   1998. Análise de populações de peixes teleósteos acompanhantes da pesca de arrasto do camarão-rosa (Penaeus brasiliensis e P. paulensis), em Ubatuba, São Paulo:  captura, crescimento e mortalidade. São Carlos. 114p. (tese de doutoramento. Universidade Federal de São Carlos).

UNIVALI/EMCT/LEMA. Estatística Pesqueira de Santa Catarina. Consulta On-line. Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira do Estado de Santa Catarina. Laboratório de Estudos Marinhos Aplicados (LEMA), da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia (EMCT) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). 2020. Disponível em: http://pmap-sc.acad.univali.br/. Acesso em: 17/08/2021.

coordenadoria-tecnica especie

Publicações Recentes