Avaliação da Corvina foi debatida em reunião no CEPSUL

Nos dias 03 e 04 de outubro aconteceu mais uma reunião para tratar sobre o processo de avaliação do estado de conservação da corvina (Micropogonias furnieri). O encontro aconteceu no Cepsul e contou com a participação da oceanógrafa da coordenadoria técnica da entidade, Luana Mallmann Specht e dos professores, Rodrigo Santana e Luís Gustavo Cardoso, que participaram das discussões a pedido do SINDIPI.

A avaliação da corvina vem sendo discutida desde o ano passado. Para enriquecer o debate e aportar análises de dados mais refinados, o SINDIPI financiou, ainda em 2022, um projeto que analisou o estado de conservação dos estoques da espécie no Sul e Sudeste, utilizando o método JARA. O trabalho foi realizado pelo Prof. Dr. Rodrigo Santana (Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI), em parceria com o Prof. Dr. Luís Gustavo Cardoso e o Msc. Eidi Kikuchi Santos (Universidade Federal do Rio Grande - FURG) e o Prof. Dr. Bruno Leite Mourato (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP).  A pedido do SINDIPI, os resultados do projeto foram incorporados no processo de avaliação da espécie, abrindo a possibilidade para novos debates a respeito da validação do estado de conservação da corvina. “A participação dos professores foi fundamental para a discussão e alinhamento do processo de avaliação e gestão do recurso pesqueiro”, frisou Luana, que tem acompanhado cada um dos debates.