Notícias
Abertas as inscrições para curso de pescador profissional gratuito em Porto Belo
Hoje para que o pescador possa exercer a sua atividade em alto mar é obrigatório que ele tenha a caderneta de inscrição e o registro - a chamada CIR. Para conseguir este documento, ele precisa passar por um curso: pode ser o curso de Pescador Profissional - POP nível 1 - para quem já é pescador e alfabetizado. Na sequência, tem o - POP nível dois - para aqueles profissionais que concluíram o quinto ano e o - PEP - que é o curso de Pescador Especializado para quem concluiu o oitavo ano.
Os cursos são oferecidos de graça pelo Instituto Federal de Santa Catarina, que é a entidade certificada pela Marinha do Brasil para ministrar as aulas. Segundo o oceanógrafo e coordenador do Centro de Referência em Pesca Marítima e Navegação do IFSC - Campus Itajaí, Benjamim Teixeira, agora estão abertas as inscrições para o curso POP nível 1. As aulas são para os pescadores de Porto Belo e começam no dia 20 de maio e seguem até o dia 01 de junho. Benjamim explica que o curso será realizado durante o defeso da corvina. “Como 90% das embarcações desta região atua na modalidade de malha que captura a corvina, nós vamos aproveitar este período que os pescadores vão estar em terra para ministrar o curso. O defeso desta espécie termina no dia 15 de junho”, destaca o coordenador. As inscrições devem ser feitas até o dia 18 deste mês, no Campus do IFSC em Itajaí, localizado na Rua Tijucas, 55.
Na grade curricular do POP nível 1, os pescadores têm acesso às disciplinas de salvatagem, primeiros socorros, combate a incêndio, e noções de atividades da pesca. Benjamim lembra que hoje a maioria dos pescadores tem um conhecimento profundo sobre a atividade pesqueira, mas são carentes dos princípios relacionados à segurança, por isso existe uma preocupação com estes temas. “Eles vão trabalhar em uma região de certa forma perigosa, com poucos recursos. Por isso é muito importante em uma situação de perigo, como naufrágio, incêndio eles saberem todos os procedimentos corretos para aumentar as suas chances de sobrevivência”, lembra Benjamim.
Os cursos oferecidos pelo instituto são fruto de parcerias e convênios feitos com as secretarias da pesca dos municípios e também com os sindicatos. Hoje, o IFSC e o Sindipi, são parceiros neste tipo de iniciativa. “O Sindipi é um sindicato que tem uma grande importância nesta creditação do Instituto junto com a Marinha. Todos os cursos oferecidos na região passam antes por uma análise conjunta. Definimos com o sindicato e com a Marinha as necessidades de cursos e os períodos de defeso que eles devem ser realizados”, finaliza o coordenador.
Lembrando que a Caderneta de Inscrição e Registro do pescador é emitida pela Marinha. O documento só é entregue se o profissional apresentar o diploma de conclusão do curso.