3ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca

A 3ª Conferência Nacional da Aquicultura e Pesca será aberta no próximo dia 30 de setembro, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. O Vice-Presidente José de Alencar e a Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, além do Ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Altemir Gregolin, estarão presentes no ato oficial.O evento está sendo organizado pelo Conselho Nacional de Aqüicultura e Pesca (CONAPE) e será coordenado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Com o tema ``Consolidação de uma política de Estado para o desenvolvimento sustentável da Aqüicultura e Pesca´´, a Conferência foi convocada por Decreto Presidencial, em 20/01/2009 e terá dois mil delegados representando pescadores e aquicultores de todos os estados.

O principal objetivo das discussões durante a reunião será a realização de um balanço das políticas públicas desenvolvidas para o setor. Pescadores, aquicultores, empresários e demais envolvidos também discutirão uma política de estado de desenvolvimento sustentável da aqüicultura e pesca no Brasil. As diretrizes definidas pelos participantes nos três dias do encontro irão subsidiar as políticas e ações do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) pelos próximos anos. A pesca e aquicultura formam um dos setores mais importantes na economia de vários países desenvolvidos e movimenta no mundo todo cerca de US$ 140 a US$ 150 bilhões por ano com uma produção média de pescado em torno de 143 milhões de toneladas e cerca de 35 milhões de trabalhadores.

No Brasil, a pesca e aquicultura movimentam R$ 3 bilhões por ano com uma produção em torno de 1,1 milhão de toneladas e aproximadamente 3,5 milhões de trabalhadores. Até 2011, a expectativa é de que o setor deva girar cerca de R$ 5 bilhões com uma produção média em torno de 1,4 milhão de toneladas e 5 milhões de trabalhadores. A 3ª Conferência Nacional da Aquicultura e Pesca foi precedida pelas conferências estaduais organizadas em todos os estados durante o mês de julho e que contaram com a ampla participação dos representantes de pescadores, aquicultores, empresários da pesca e aquicultores mobilizando cerca de 30 mil pessoas.

Fonte: MPA

Pescadores artesanais protestam em Brasília

Pescadores artesanais acampam nesta segunda-feira em Brasília para discutir políticas públicas para o setor. Eles vão participar da 1ª Conferência Nacional da Pesca Artesanal, onde pretendem denunciar o privilégio dado à pesca industrial e à aqüicultura. Os pescadores artesanais argumentam que a produção de camarão em comunidades do Nordeste destrói áreas de proteção permanente, como manguezais. Outros empreendimentos, como hidrelétricas, ameaçam territórios pesqueiros com a diminuição e o desaparecimento de espécies, da vegetação natural e a contaminação do solo e das águas.A conferência, organizada pelo Movimento dos Pescadores Artesanais, a Articulação Nacional das Pescadoras, o Movimento Nacional dos Pescadores e a Confederação dos Sindicatos dos Pescadores Artesanais, termina quarta-feira.

Fonte:Uai Notícias

Redes de pesca

Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas, em operação fluvial no rio Verde, prenderam no fim de semana Tiesco Vieira Santos, Auri Vieira dos Santos e Jonathan Vieira dos Santos, residentes em BrasilÂndia.Eles foram surpreendidos quando praticavam pesca predatória, fazendo uso de redes de pesca, que são petrechos proibidos. Com o grupo foram apreendidos um motor de popa com tanque de combustível e três redes de pesca. Cada um foi autuado administrativamente e multado em R$ 700,00. Os pescadores foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de BrasilÂndia, onde foram autuados em flagrante pelo crime ambiental cometido. Se condenados, poderão pegar pena de 1 a 3 anos de detenção.

Fonte:MS Notícias

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Uma frente fria em formação no sul do Brasil ocasiona tempo instável e chuva, visibilidade reduzida, com risco de temporais no decorrer do domingo no Litoral do RS. Entre segunda e terça-feira esta frente fria avança para norte e um sistema de alta pressão se posiciona entre a Argentina e Uruguai se aproximando do RS, ocasionando ventos do quadrante sudoeste/sul com forte intensidade, especialmente na segunda-feira. Alertas: HOJE e AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES.

Previsão para hoje Segunda-feira, ventos de SW a S, força 3 a 5 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de SE a S de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.5 a 4.5 m. Tempo instável e chuva especialmente no norte da área de pesca, com melhorias e aberturas de sol no sul do RS.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Uma frente fria em formação no sul do Brasil ocasiona tempo instável e chuva com risco de temporais. Entre segunda e terça-feira esta frente fria avança para norte e um sistema de alta pressão avança pelo Uruguai se aproximando do sul do RS, ocasionando ventos do quadrante sudoeste/sul com forte intensidade. Alertas: HOJE e AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES.

Previsão para hoje Segunda-feira, ventos de NW a S, força 2 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de E a S de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.5 m. Tempo instável e chuvoso, devido avanço de uma frente fria.

Terça-feira, ventos de S a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.5 m. Tempo instável com chuvas isoladas, alternando períodos de melhorias, especialmente no litoral sul de SC.

Tendência: No decorrer da semana um sistema de alta pressão segue estacionada no oceano a altura da Baia do Prata e Uruguai, o que ocasionará ventos de SE passando a NE no litoral do RS até PR, com força constante em torno de 40 a 50km/h. O mar seguirá muito agitado durante a semana com picos de onda superiores a 3.0m, chegando até 4.0m.