Notícias
Vida de Pescador estréia em outubro na RIC RECORD
Vida de Pescador estréia em outubro na RIC RECORD
Com temática voltada para o universo da pesca, A RIC RECORD estréia a partir do dia 24 de outubro a segunda temporada da série Vida de Pescador. Ao todo serão oito episódios, em formato de documentários, com duração de quinze minutos cada, a serem veiculados em cobertura estadual, aos sábados, no horário das 19h45, envolvendo histórias reais de pescadores artesanais e industriais de Santa Catarina. Com locações em Florianópolis, Itapema, Itajaí, Balneário Camboriú, Porto Belo, Governador Celso Ramos e São Francisco do Sul, a série irá mostrar um pouco do dia-a-dia dos profissionais que vivem do mar. A série conta com o patrocínio do Sindipi – Sindicato da Indústria da Pesca de Itajaí e Região, com o apoio das prefeituras municipais e suas secretarias de turismo.
Fonte:Revista Making Of
RO: frigorífico de pescados será inaugurado hoje em Porto Velho
Nesta terça-feira (13), à s 20:00 horas, será realizado o coquetel de lançamento do mais novo e moderno frigorífico de pescados do Estado de Rondônia. O evento será realizado no auditório da Faculdade UNIRON, no Porto Velho Shopping, e já tem confirmada a presença do governador do Estado, Ivo Cassol, e diversas autoridades. Com a missão de oferecer ao Brasil e ao mundo o que o Estado tem de melhor, o Rondônia Pescados já nasce com uma capacidade diária de processamento de 20 toneladas, ou seja, 600 toneladas de pescados por mês serão comercializadas. Em suas modernas cÂmaras frias, 200 toneladas de pescados podem ser armazenadas e tudo dentro das mais rigorosas normas de qualidade e higiene do Sistema de Inspeção Federal – SIF. A empresa deverá gerar cerca de 100 empregos diretos e 250 indiretos, contribuindo para o vertiginoso desenvolvimento que o Estado de Rondônia vem passando.
Neste contexto o empresário Cícero Acácio Gomes informou que já existe uma parceria firmada com uma empresa de Itajaí-SC, a Congelfish, que garantirá a distribuição de 2 mil toneladas de pescado por ano para as Regiões Sul e Sudeste e a mesma quantidade de produtos do mar serão trazidos para abastecer os mercados de Rondônia e Acre. Para prestigiar o lançamento da nova empresa, o empresário Zeno Medeiros, proprietário da Congelfish, está em Porto Velho e se entusiasmou com o potencial de nossa região. Segundo Medeiros, as regiões Sul e Sudeste apresentam uma demanda de 5 mil toneladas de Tilápia por ano, o que representa uma importante oportunidade de negócios para potenciais produtores do pescado.
Fonte:Página Rural
Pesca predatória
Policiais Militares Ambientais de Bela Vista, em patrulhamento no Rio Apa, na região conhecida como ``Cabeça de Porco´´, efetuaram a prisão de sete pescadores que estavam praticando pesca predatória no rio Apa. Geraldo B. Cabreira, Arildo Martins, Hermes Benite, Adenilson V. de Melo, Ãtalo Q. Ibanhes, Jair H. de Paula e Bruno H. de Paula, residentes em Bela Vista. Os acusados foram abordados pela PMA, que constatou que pescavam fazendo uso de petrechos proibidos para a pesca, como tarrafas e anzóis de galho.
Todos foram autuados, sendo arbitrada multa de R$ 840,00 pra cada autuado e tiveram apreendidos barco e motor de popa, além de um veiculo Ford F-4000, quatro tarrafas, cinco quilos de pescado e nove anzóis de galho. Com todos estes petrechos os pescadores capturariam grande quantidade de pesca, porém, a fiscalização da PMA foi eficiente em prendê-los no início da pescaria. Os autuados foram encaminhados para a Delegacia de Policia Civil de Bela Vista, juntamente com o material apreendido, onde foram autuados em flagrante pelo crime de pesca predatória. Se condenados poderão pegar de um a três anos de detenção.
Policiais Militares Ambientais de Bataguassu auturam na segunda-feira (12) José Reverte, residente em Nova Andradina. Ele praticava pesca predatória no rio Anhanduí, fazendo uso de petrechos proibidos (anzóis de galho). Com José foram apreendidos um motor de popa, um barco, um tanque e 50 anzóis de galho. Ele foi autuado administrativamente e recebeu multa de R$ 700,00 e responderá por crime de pesca predatória. Se condenado poderá pegar de um a três anos de detenção.
Fonte:MS Notícias
Atuneiros franceses repelem novos ataques de piratas
Os militares franceses que estavam a bordo de dois atuneiros atacados nesta manhã por piratas em águas do oceano Ãndico repeliram a abordagem, indicou o Estado-Maior do Exército da França.Assim que ouviram os tiros de advertência, os piratas fugiram e o incidente acabou sem feridos, explicou à Agência Efe o porta-voz do Estado-Maior Christophe Prazuck.
Os atuneiros "Via Advir" e "Via Mistral", do armador Saupiquet, trabalhavam a 200 milhas ao norte das ilhas Seychelles, quando perceberam a aproximação de lanchas, detalhou Prazuck.No sábado passado, militares franceses a bordo também de pesqueiros da mesma frota do Ãndico abriram fogo contra duas embarcações de piratas somalis, a cerca de mil quilômetros do litoral da Somália. Por questões de segurança, as autoridades da França não divulgaram o número de soldados a bordo dos pesqueiros nem o tipo de armas presentes nos navios. EFE
Fonte:YAHOO Notícias
Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna
Um sistema de alta pressão deixa o tempo firme com sol, ventos fracos e mar pouco agitado na área de pesca. Amanhã, quarta-feira, uma nova frente fria avança pelo litoral do RS com fraca atividade. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES.
Previsão para hoje (13/10/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Predomínio de sol na área de pesca.
Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE a SE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h entre a tarde e noite. Ondas de NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Presença de sol com aumento de nuvens no decorrer do dia e condições de chuva à noite, ao norte de Mostardas.
Quinta-feira, ventos de N a SE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de NE a S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Variação de nuvens, com condições de chuva especialmente ao norte de Mostardas.
Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá
Um sistema de alta pressão deixa o tempo firme com sol, ventos fracos e mar pouco agitado na área de pesca. Amanhã, quarta-feira, uma nova frente fria avança pelo litoral do RS com fraca atividade. Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA.
Previsão para hoje (13/10/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de S a NE, força 2 e rajadas de 30 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Predomínio de sol na área de pesca.
Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Presença de sol com aumento de nuvens e condições de chuva a partir da noite devido a aproximação de uma nova frente fria.
Quinta-feira, ventos de NE a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo instável com muitas nuvens e condições de chuva, alternando com períodos de melhoria.
Fonte: Epagri/Ciram.