Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Veja aqui mais sobre a programação do I Pense Pesca

Dom Mauro Morelli palestra na abertura do I Pense Pesca

 

 

 

O bispo emérito da Arquidiocese de Duque de Caxias, Dom Mauro Morelli, que ganhou destaque no Brasil e no mundo pela luta contra a fome, é o palestrante da conferência de abertura do I Pense Pesca, que acontece em Florianópolis, nos dias 14 e 15 de setembro, na Assembleia Legislativa. O seminário trará debates sobre as perspectivas, desafios e oportunidades da pesca e da aquicultura em Santa Catarina. No seminário, Dom Mauro fala sobre a produção de pescados como demanda estratégica para a segurança alimentar, a partir das 15h da quarta-feira (14). O peixe é uma excelente fonte de proteína animal e de outros nutrientes essenciais e garante a segurança alimentar em diversas regiões do País. Conforme a FAO (organismo internacional que trata da alimentação no mundo), em 2006 a média de consumo no mundo era de 16.7 kg/ano por pessoa, e até 2030 deve aumentar para 20 kg/ano. No mesmo ano, a oferta global de peixe e produtos marinhos bateu um novo recorde, com 143,6 milhões de toneladas de produtos da pesca, dos quais pouco mais de 50 milhões de toneladas vem da aquicultura. “A pesca e a aquicultura são atividades que garantem proteína a milhares de populações no mundo, e esta oferta depende da forma como se organiza a produção em cada região, de forma sustentável. A palestra de Dom Mauro tratará, entre outras questões, da importância da produção pesqueira e aquícola na segurança alimentar dos povos”, destaca o deputado Padre Pedro Baldissera, presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa, promotora do Pense e Pesca em conjunto com o Ministério da Pesca e Aquicultura.

 

 

Biografia

 

Dom Mauro Morelli ganhou destaque no Brasil e no mundo pelo combate à miséria e à fome, e foi um dos fundadores do Movimento pela ética na Política. Atuou junto de Herbert José de Souza, o Betinho, na Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Foi um dos criadores do conceito de “segurança alimentar” na definição de políticas de combate à fome.

 

Integrou o Comitê Permanente de Nutrição da Organização das Nações Unidas (ONU) e presidiu o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) de 1993 a 1994.

 

Em 2004, fundou o Instituto HARPIA HARPYIA (Agência de Defesa e Promoção do Direito à Alimentação e Nutrição, com sede em Indaiatuba, São Paulo). Atualmente, em São João de Meriti, Dom Mauro articula o programa Mutirão de Combate à Desnutrição Materno-Infantil.

 

 

Inscrições

 

O Pense Pesca foi organizado em conjunto pela CPA e pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). São esperados especialistas na área, produtores, pescadores, aquicultores e gestores públicos de todas as regiões do Estado. As inscrições para o seminário estão disponíveis no site da Alesc (www.alesc.sc.gov.br) e são gratuitas.

 

 

VEJA A PROGRAMAçãO COMPLETA - I PENSE PESCA

 

Auditório Antonieta de Barros - Assembleia Legislativa de SC

 

 

 

Dia 14

 

14h - Abertura

 

15h - Mesa redonda 1

 

Tema: A produção de pescados como demanda estratégica para a segurança alimentar.

 

Palestrante: Dom Mauro Morelli (Bispo emérito de Duque de Caxias - RJ - e um dos maiores nomes da luta contra a fome e a desnutrição no Brasil.

 

Debatedores: Deputado Estadual Padre Pedro Baldissera (Presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura da ALESC) * José Fritsch (Primeiro Ministro da Pesca e Aquicultura do Brasil) * Sione Lauro de Souza (Superintendente da CONAB) * Vilson João Santin (Via Campesina) * Padre Vilson Groh (Instituto Padre Vilson Groh)

 

17h30 – Coquetel

 

 

 

Dia 15

 

8h 30 - Mesa redonda 2

 

Tema: O desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da aquicultura e pesca: perspectivas no Brasil e no Mundo.

 

Palestrante: Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira – Ministro da Pesca e Aquicultura.

 

Debatedores: Ivo da Silva (Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores) * Giovani Monteiro (Sindicato da Industria da Pesca -SINDIPI) * Profª. Drª. Aimê Rachel M. Magalhães (Departamento de Aquicultura da UFSC) *Joel José Tomazi (Conselho de Gestão do Frigorífico de Abelardo Luz/SC) * Reinaldo Kazufumi Yokoyama, Superintendente Estadual do Banco do Brasil

 

10h - Intervalo / 10h 30 - Debate / 12h - Almoço

 

14h - Mesa redonda 3

 

Tema: Perspectivas da Aquicultura e Pesca em SC

 

Palestrante: João Rodrigues - Secretário Estadual de Agricultura e Pesca

 

Debatedores: Deputado Estadual Padre Pedro Baldissera (Presidente CPA/ALESC) * Horst Doering (Superintendente da Pesca e Aquicultura de SC - MPA) * Obadias Barreiros (Representante Pesca Artesanal do Complexo Lagunar) * Juliano Mendes (Presidente da Federação dos Maricultores de SC – FAMASC) * Sérgio Tamassia (Piscicultura Continental - Alto Vale do Itajaí) * Régis Canton (Diretor Técnico-Científico do Instituto Goio-En).

 

15h 30 - Intervalo

 

16h - Encaminhamentos

 

17h - Encerramento