Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

SP: projeto capacita pescadores do Litoral Sul paulista

SP: projeto capacita pescadores do Litoral Sul paulista

 

 

 

Começa hoje (09), em Cananéia, litoral sul paulista, um projeto destinado a capacitar pescadores para que possam fazer o diagnóstico da atividade, além de propor ações e diretrizes para os planos de manejo das unidades de conservação da região. O projeto, que envolve seis oficinas sob a orientação do pesquisador-convidado Jocemar Tomasino Mendonça, é patrocinado pela Petrobras e conta com o apoio do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Segundo Mendonça, entre os objetivos do projeto estão a elaboração de um plano de manejo da área pesqueira de Cananéia, a reciclagem de pescadores e a divulgação de informações relacionadas à legislação pesqueira e conservação de recursos naturais de interesse daquela comunidade pesqueira. O programa envolve ainda a realização de quatro assembleias da Colônia de Pescadores e o planejamento de uma estratégia de mobilização de representantes de pescadores das comunidades pesqueiras de Ararapira, Pontal do Leste, Vila Rápida, Enseada da Baleia, Maruja, Ariri, Ilha da Casca, Itapanhoapina, Retiro, Bom Bicho, Mandira, Boacica, Itapitangui, Porto Cubatão, Pinheirinho, Ponte, São Paulo Bagre, Agrossolar, Acaraú, Carijó, Rocio e Centro.

 

Durante as oficinas de capacitação, os pescadores obterão informações sobre mapa e zoneamento da atividade pesqueira no município com as instituições gestoras, produção pesqueira por espécie e total, produção por arte de pesca e região do município, número de pescadores por tipo de pesca em cada comunidade, perfil dos pescadores por comunidade, avaliação geral dos principais produtos pesqueiros, legislação pesqueira, dentre outras. As oficinas envolvem também a discussão de problemas e conflitos da atividade pesqueira, sistematização de ações para a solução de conflitos, ações a serem sugeridas como diretrizes para a pesca e ações individualizadas por comunidade e recurso pesqueiro. Isto resultará na elaboração de um documento a ser apresentado à assembleia da Colônia de Pescadores.

Fonte:Página Rural

 

 

 

Ministro da pesca visita Tangará

 

 

Debater o futuro do setor da psicultura e identificar os entraves para a produção do pescado no município de Tangará e na região. Esse foi o objetivo do 1 Seminário da Psicultura realizado em Tangará, com a presença ilustre do ministro da Pesca Altemir Gregolin e demais autoridades estaduais e locais.

 

O seminário que foi realizado durante toda a sexta-feira (5) contou com palestras e orientações de profissionais qualificados sobre a atividade pesqueira, bem como a viabilização da construção de açudes para desenvolver ainda mais o potencial da região nesse setor. O evento teve inicio às 9 horas com a palestra ‘’Desenvolvimento da Aquicultura em Território Rural’’ e finalizou no período da tarde com a explanação de Clovis Segalin, responsável pelo setor da Psicultura na Epagri. Dúvidas e trocas de experiências forma possíveis nos momentos do seminário que se mostrou uma ótima alternativa de reciclagem de conhecimento para os agricultores da região a exemplo de Jaime Bolzami.

 

Jaime que é residente em Videira, na comunidade de Aparecida, foi um dos agricultores que marcaram presença no evento ‘’Estou participando porque quero receber novas informações sobre o segmento, que pode futuramente se tornar uma fonte de renda’’ afirma o agricultor ressaltando que há viabilidade de ampliação das açudes que hoje já dispõe em sua propriedade. O ministro da Pesca salientou ainda em sua visita que o ministério disponibiliza de recursos e que esses serão implantados nas regiões onde há necessidade e potencial. Sobre o município de Tangará, Gregolin afirma que além do pescado se tornar uma ótima opção econômica é uma forma eficaz de manter o homem no campo e evitar o êxodo rural.

 

‘’Hoje o Brasil importa mais de 20% de seu consumo anual, representando 230 toneladas, um número que pode ser reduzido se ativarmos uma política de incentivo que possibilite que se aumente a produção nesse segmento. Hoje a verba disponibilizada para o ministério é de aproximadamente 800 milhoes, verba essa que pode ser revertida em diversas ações de aprimoramento do setor pesqueiro’’ afirma Gregolin. Para ampliar o setor pesqueiro na região se projeta ações para firmar a cadeia produtiva: do setor primário a profissionalização , estruturação de unidades de processamento e ampliação do público consumidor ``Estamos viabilizando projetos que venham de encontro com a potencialidade do segmento, com agregação de valores e incentivo aos produtores’’ afirma o prefeito de Tangará Robens Rech. Primeira edição do Seminário da Psicultura contou com preEvento realizado no Salão Paroquial de Tangará contou com a presença do ministro da Pesca, Altemir Gregolin

Fonte:A Coluna

  

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

 

Entre terça e quarta-feira, um sistema de baixa pressão (Ciclone) no oceÂno em frente ao Litoral Sul do Brasil, mantém variação de nuvens, sol e chuva fraca muito isoladas por alguns momentos, com mais aberturas de sol a partir de quarta-feira.

 

Alertas: HOJE, MAR GROSSO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR MUITO AGITADO. Previsão para hoje (09/03/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SE a SW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h, mais intenso afastado da costa. Ondas de E a SE de 3.0 a 3.5 m e picos de 4.0 a 5.0 m, mais altos afastado da costa. Variação de nuvens com chuva por alguns momentos na área de pesca.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SE a SW, força 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 3.0 m e picos de 2.5 a 4.5 m, mais altos afastado da costa. Variação de nuvens com chuva por alguns momentos, principalmente pela manhã. Mar grosso com ressaca!

 

Quinta-feira, ventos de SW, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE a S de 1.0 a 1.5 m e picos de a 3.0 m. Presença de sol na área de pesca. Mar agitado com ressaca!

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

 

 

Entre terça e quarta-feira, um sistema de baixa pressão (Ciclone) no oceÂno em frente ao Litoral Sul do Brasil, mantém variação de nuvens, sol e chuva fraca muito isoladas por alguns momentos. A partir de quarta-feira o sol predomina na área de pesca. Alertas: HOJE, MAR GROSSO. AMANHÃ, MAR AGITADO.

 

Previsão para hoje (09/03/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE a NW, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 2.5 a 3.0 m e picos de 3.0 a 4.5 m. Variação de nuvens e chuva fraca durante o dia com pancadas de chuva e trovoadas durante a tarde, devido ao calor na área de pesca. Mar agitado com ressaca.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE a NW, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.0 a 3.5 m. Variação de nuvens com chuva fraca pela manhã. Mar agitado com ressaca.

 

Quinta-feira, ventos de SW a S, força 2 e rajadas de 30 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de a 2.5 m. Presença de sol e temperaturas em elevação.

Fonte: Epagri/Ciram.