Sindipi e Sebrae/SC promovem o Programa Produção mais Limpa (PmaisL)

O SINDIPI e o SEBRAE/SC estão promovendo uma ação resultante do Diagnóstico da Pesca, realizado no ano passado. Esta ação consiste na aplicação da primeira etapa da metodologia de Produção mais Limpa (PmaisL) nas indústrias de beneficiamento de pescado. A Produção mais Limpa (PmaisL) objetiva fortalecer economicamente  empresas por meio da prevenção da poluição. Este Programa investiga detalhadamente o processo de produção e estuda-os do para melhor utilização de materiais, água e energia e para a minimização da geração de resíduos e efluentes.

Dessa forma, não representa uma solução para um problema isolado, mas uma ferramenta lucrativa para estabelecer um conceito de sustentabilidade na empresa. A finalidade deste Programa é, após a implantação das oportunidades de melhorias visualizadas durante a Ação, proporcionar os seguintes benefícios às empresas participantes:

- Otimização dos recursos (redução dos desperdícios);

- Melhoria no desempenho ambiental;

- Capacitação de colaboradores;

Para confirmar a sua participação neste programa e para maiores esclarecimentos, será realizada uma palestra sobre o tema no dia 17/06 às 16h no auditório do Sindipi.  Garanta já sua presença!

Atenciosamente,

Equipe Sindipi.

Confira a opinião de alguns empresários que já participaram do programa:

``Foi muito bom o programa de Produção mais Limpa porque alertou aqui na fabrica a diretoria e os funcionários a se conscientizarem que perder Energia, perder água, matéria prima, é custo para empresa e resulta em prejuízo.´´

Glécia de Carvalho Aragão

Proprietária – Pomar Polpas de Frutas, Aracajú, SE

``Quando fui convidado para participar do programa, eu fiquei tendo a idéia errada que seria olhar se a empresa estava limpa em relação à higiene do piso e dos equipamentos, mas depois fui esclarecido que seria olhar a minha produção e verificar se tinha desperdício no processo de produção. Aí eu percebi que eu tinha que mergulhar de cabeça porque eu seria beneficiado em ter uma consultoria naquilo que muitas vezes os proprietários acham que são os donos da verdade e não se atentam aos detalhes – o que pra gente foi muito enriquecedor.´´

Carlos Alberto Santos da Paixão

Proprietário – Panificação União, Aracajú, SE