SINDIPI apresenta demandas ao CPG Demersais SE/S

Nos dias 15, 16 e 17 de agosto, foi realizada em Niterói, no Rio de Janeiro, a 1ª Reunião do CPG Demersais Sudeste/Sul. Participaram pelo SINDIPI o coordenador da Câmara Setorial de Arrasto de Peixe, Fernando Pinto das Neves, e o oceanógrafo da Coordenadoria Técnica, Luiz Carlos Matsuda, que apresentaram uma série de demandas.

A primeira elenca contradições e enumera inseguranças jurídicas por conta da limitação da pesca de arrasto acima de 100 metros de profundidade, que tem impactado a frota de arrasto, sobretudo a que captura camarão-rosa.

No encontro os representantes do SINDIPI também apresentaram demandas como a implementação urgente de um plano de recuperação da Raia Carimbada, espécie que entrou para a lista das ameaçadas de extinção no final de 2022, a revisão do período de defeso do camarão; revisão da IN 12/2012 - no que se refere às áreas de restrição e tamanho das redes da pesca de emalhe; proposta de unificação de áreas e ampliação de licenças para pesca de polvo e entendimento único referente à fauna acompanhante. A lista com as recomendações do CPG já foi encaminhada ao MPA.

Confira a lista completa das indicações AQUI

cpg-demersais-ses