Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Setor Pesqueiro realiza manifestação nesta quarta-feira

 


Amanhã (14/08) às 8h30, o Setor Pesqueiro participará de uma manifestação promovida pelo Sitrapesca (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina), que tem como objetivo protestar contra os diversos entraves que vem sendo enfreados pelo Setor, como a importação predatória; Normativas do Ministério da Pesca e do Meio Ambiente que prejudicam o Setor (como a proibição da captura de tainha, cação-anjo e cação-viola); a falta de seguro defeso para os pescadores profissionais e a retirada da aposentadoria especial dos mesmos, entre outros. O SINDIPI (Sindicato dos Armadores e da Indústria da Pesca de Itajaí e Região) apoia a manifestação, que acontecerá no pátio do Centreventos de Itajaí.


A ideia inicial era de fechar também a Barra do Rio Itajaí-Açu, paralisando assim os Portos de Itajaí e Navegantes, ao saber do protesto os representantes dos Ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA) e Meio Ambiente (MMA) chamaram os presidentes do Sitrapesca e SINDIPI, Manoel Maria Xavier e Giovani Monteiro, respectivamente, para conversar sobre as reivindicações do Setor. Em respeito à demonstração de interesse do MPA e do MMA em resolver as questões apresentadas, a paralisação da Barra foi suspensa pelo momento. 


A manifestação de amanhã conta com o apoio de outras entidades representativas do Setor Pesqueiro de todo o país como o Sindifloripa (Sindicato das Indústrias de Pesca de Florianópolis), SAPERJ (Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro) e SAPESP (Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado de São Paulo).