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Setor da pesca teme prejuízos com os novos terminais
O setor pesqueiro de Itajaí resolveu questionar os efeitos da instalação de cinco novos terminais portuários privados no Rio Itajaí-Açu. O Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) recorreu esta semana à Capitania dos Portos para pedir um estudo de impacto antes da dragagem do Rio Itajaí-Açu. O setor teme que o aprofundamento do rio abale as estruturas de atracação de barcos pesqueiros e traga prejuízos à atividade. Em Itajaí e Navegantes desembarcam 25% dos peixes capturados no país. Os cinco futuros terminais portuários, que dependem da dragagem para receber navios, pretendem investir R$ 200 milhões na região até 2010. Com R$ 35 milhões previstos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal para o aprofundamento do rio, os empreendimentos concluem a fase de licenciamento ambiental. Eles aguardam a liberação dos recursos e a aprovação da Capitania dos Portos. A dragagem permitirá que navios de até 200 metros de comprimento avancem mais nove quilômetros rio adentro.
Veículos automores tiveram um bom desempenho no mês
-Queremos garantir que os novos terminais não abalem as estruturas das empresas e atrapalhe o tráfego dos barcos de pesca - diz Antônio Momm, presidente do Sindipi. Às margens do Rio Itajaí-Açu, em Itajaí e Navegantes, são feitos 1,2 mil desembarques de pescados por mês. A região possui mais de 700 barcos. A Capitania dos Portos em Itajaí, responsável pela segurança da navegação, informa que o aumento previsto dos berços para navios de cinco para 18 metros até 2010 vai exigir um controle rigoroso para a segurança e a viabilidade tanto da atividade portuária quanto da pesca. - O estudo de impacto e as dimensões da dragagem no Itajaí-Açu já foram solicitados e o projeto dos terminais será apresentado ao setor da pesca nos próximos dias - disse Edilson Salles, delegado da Capitania. O presidente da associação dos novos terminais, Augusto Dalçóquio, informou ontem que as exigências serão cumpridas nos prazos estabelecidos e que as empresas não pretendem tomar medidas que intervenham na atividade pesqueira.
Saiba Mais:
Os novos terminais portuários
Estinave Operador Portuário e Logística SA
Itajahy Multiporto Privado Ltda
Navegantes Terminais Portuários Ltda
Teporti - Terminal Portuário de Itajaí Ltda
Trocadeiro Portos e Logística
Investimento privado até 2010 - R$ 200 milhões
Custo da dragagem do Rio Itajaí-Açu - R$ 35 milhões
Movimentação prevista - 4 milhões de toneladas/ano
Temor é que o aprofundamento do rio abale as estruturas das empresas e atrapalhe o tráfego das embarcações de pesca. Crédito da Foto: Marcos Porto
Fonte: Diário Catarinense/SICILIA VECHI/ Itajaí-SC-Data: 10 de outubro pág 15-Editoria: Economia