Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

SANTOS (SP) SEDIARÁ REUNIÃO INTERNACIONAL SOBRE QUALIDADE DO PESCADO

SANTOS (SP) SEDIARÁ REUNIÃO INTERNACIONAL SOBRE QUALIDADE DO PESCADO

 

Ricardo Torres, ricardo.ntorres@gmail.com, www.pesca.sp.gov.br, junho 2010

 

 

 

 

O consumo de peixes no Brasil ainda está muito abaixo da média recomendada pela FAO, braço da ONU para a agricultura e a alimentação. O nível de consumo se estabilizou nos últimos anos em 7 kg per capita por ano, mas poderia ser pelo menos o dobro, caso a qualidade dos produtos que o brasileiro encontra nos supermercados, feiras-livres e peixarias fosse melhor. As diversas nuances desse problema – comum a diversos países da América Latina – serão discutidas entre 20 e 24 de setembro de 2010, em Santos (SP), durante o IV Simpósio de Controle de Pescado e a Reunião Regional da Rede Pan-americana de Inspeção, Controle de Qualidade e Tecnologia de Produtos Pesqueiros (RedePan). A expectativa da organização do evento é atrair cerca de 500 participantes especializados, além de empresários, autoridades governamentais e outros interessados. Já em sua quarta edição, o evento ganha neste ano um caráter internacional por meio da parceria entre o Instituto de Pesca e o Centro para os Serviços de Informação e Assessoramento sobre a Comercialização dos Produtos Pesqueiros na América Latina e o Caribe (Infopesca). A delegação internacional será composta de representantes de mais de 20 países latinos.

 

De acordo com Edison Kubo, diretor do Instituto de Pesca, trata-se de um bom momento para a realização do evento, principalmente porque ele dá atenção à necessidade de um diálogo melhor entre os envolvidos na cadeia produtiva. ``Nos últimos anos, verificou-se o crescimento do setor, porém, mesmo com ações específicas, como a própria criação do Ministério da Pesca e Aquicultura, o setor carece de organização. Isso é representado principalmente por uma rede frágil de interlocução entre os diferentes elos da cadeia produtiva.´´ Segundo Kubo, eventos como o proposto proporcionam a discussão de questões técnicas de grande relevÂncia, mas também preparam o terreno para o fomento de negócios. ``O 4º Simcope e a Reunião da RedePan oferecerá condições propícias para o relacionamento e negócios de empresas de diferentes segmentos. Fornecedores de insumos e serviços estratégicos estarão em um ambiente organizado, o que deverá produzir resultados significativos para o desenvolvimento sustentável aplicado ao setor de pescado´´.

 

Debates técnicos e discussões comerciais

 

A Reunião Regional da Rede Pan-americana de Inspeção, Controle de Qualidade e Tecnologia de Produtos Pesqueiros é uma das principais atrações do período de eventos. A programação será desenvolvida em quatro dias, com a participação de autoridades nacionais e internacionais em quatro eixos temáticos: Situação da inspeção e controle de qualidade de produtos pesqueiros destinados ao mercado internacional; Situação higiênico-sanitária do pescado e produtos pesqueiros comercializados nos países da região; Processos e produtos pesqueiros inovadores; e Atuação da Rede de Moluscos. Está programada a participação de secretários e ministros de Estado, além da representação da FAO.

 

Eventos paralelos

 

*** III ENCONTRO DE TECNÓLOGOS DE PESCADO

Terceira edição da reunião de atualização científica entre os profissionais, técnicos e especialistas da área de pescado. O objetivo é gerar congruência entre as pesquisas desenvolvidas, de maneira a impulsionar o setor pesqueiro nacional e contribuir para o bom desempenho de toda cadeia produtiva do pescado.

 

*** II WORKSHOP DA PRODUÇÃO PESQUEIRA MARINHA

Organizado pela segunda vez pelo Instituto de Pesca, o Workshop de Produção Pesqueira Marinha do Estado de São Paulo é resultado do esforço conjunto entre o Instituto de Pesca e o Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado de São Paulo (Sapesp). Ele reunirá representantes do setor (armadores e pescadores) e dos governos estadual e federal e pesquisadores do Instituto Oceanográfico na Baixada Santista e nos litorais Sul e Norte. O evento mostrará os últimos resultados das pesquisas relativas à pesca e ao ordenamento pesqueiro no Estado.

 

*** ENCONTRO DE NEGÓCIOS

Importantes empresas do setor de pescado participarão do encontro. O objetivo é fazer com que compradores se aproximem de fornecedores de insumos para aquicultura, pesca, processamento e comercialização. O número de participantes dependerá do perfil deles, dos produtos oferecidos e das necessidades dos compradores.

 

*** BRASIL FOOD TRENDS 2020

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) apresentarão as perspectivas do setor de pescado e produtos derivados para o ano 2020.

 

O evento, que acontecerá no Hotel Parque Balneário, é organizado pela Unidade Laboratorial de Referência em Tecnologia do Pescado do Centro do Pescado Marinho de Santos, do Instituto de Pesca, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Outras informações pelo e-mail: simcope@simcope.com.br, fones: (13) 3261-2653 ou 3261-1712.