RJ: pesca industrial no Estado terá convênio de monitoramento

A pesca industrial no Rio de Janeiro ganhará uma importante ferramenta para conhecer os números reais de captura e desembarque de peixe na costa fluminense: o convênio de monitoramento. A ação, que será desenvolvida em todos os polos pesqueiros do estado (Angra dos Reis, Niterói, São Gonçalo, Cabo Frio, Macaé, Campos dos Goytacazes e São João da Barra), faz parte do projeto desenvolvido pela Fiperj – Fundação Instituto de Pesca, vinculada à Secretaria estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Com o apoio das prefeituras municipais, numa primeira etapa, foram vistoriados pontos de desembarque e indústrias de pescado, que servirão de base para os técnicos da Fiperj responsáveis pelo levantamento. Nestes locais, diariamente, serão coletados dados junto aos mestres das embarcações, tais como: local de captura do pescado, tipo de peixe e a quantidade (tonelagem). Também serão observadas a infraestrutura oferecida e os padrões socioeconômicos dos envolvidos na atividade. O presidente da Fiperj, Antônio Emílio Santos, explicou que esse trabalho será realizado durante dezoito meses e o seu resultado possibilitará aos municípios pleitear recursos especiais de financiamento, em programas de incentivo ao setor pesqueiro.

– Os números da atividade pesqueira figurarão na economia do estado, que possui a terceira maior costa brasileira. A coleta de dados permitirá o aprofundamento do conhecimento técnico científico das principais espécies e pescarias que ocorrem em nosso litoral, e possibilitará futuras ações de políticas públicas para o setor – informou. De acordo com o Diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj, Glauco Barradas, a realização do monitoramento é uma reivindicação dos armadores de pesca fluminenses. A ausência de um levantamento sobre a captura de pescado se refle nos índices oficiais, que apresentam números inferiores aos reais, com prejuízo para os municípios e o estado. Mesmo assim, o Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar em produção de pescado marinho no país.

Fonte:Página Rural

MP denuncia Petrobras por danos ambientais à Baía de Guanabara

Os danos ambientais que atingiram uma colônia de pescadores na Baía de Guanabara, causados pela colocação de dutos de gás e a construção de terminais pela Petrobras no local, motivaram o Ministério Público Federal a propor uma ação civil pública contra a estatal. Na ação, o procurador da República Lauro Coelho Júnior pediu uma indenização de R$ 1.395,00, pelo prazo de 18 meses, a cada uma das 96 famílias de pescadores do município de Magé. O total da ação é de R$ 2,4 milhões e objetiva a reparação pelos danos morais coletivos causados aos pescadores artesanais.

"Queremos que os pescadores sejam indenizados pelos prejuízos causados pela vedação da pesca na Praia de Mauá, em Magé. Esse impacto ambiental, pelas obras de colocação de dutos submarinos, impede que os pescadores trabalhem", disse Coelho Júnior. Segundo o procurador, apesar do impacto ter sido previsto no licenciamento ambiental, não foi proposta nenhuma indenização pelo prejuízo causado aos pescadores. Pelo mesmo motivo, também foi arrolado na ação o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), por ter concedido a licença ambiental para a Petrobras sem estabelecer a obrigação de reparação pelos danos. Como operadoras das obras, foram ainda incluídas na ação as empresas GDK e OceÂnica, que formam o consórcio GLP Submarino. Fonte:  Folha Online

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

O giro de um sistema de baixa pressão, no mar entre SC e o RS, desloca umidade do mar para o continente, mantendo a presença de muitas nuvens, nesta manhã de quinta-feira, na área de pesca. No decorrer da tarde, com o afastamento do sistema de baixa pressão para alto mar e o avanço de um sistema de alta pressão, o tempo estabiliza gradativamente e o sol volta a predominar. Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR AGITADO.

Previsão para hoje (24/09/2009) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de SW a SE, força 3 e rajadas de 50 a 70 km/h, com as rajadas mais intensas no início da tarde. Ondas de S a SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 5.0 m. Variação de nuvens na área de pesca, devido a circulação da baixa pressão, que vai se afastando mais para alto mar no decorrer do dia.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SE a NE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.5 m. Um sistema de alta pressão deixa o tempo firme com nevoeiros ao amanhecer e com presença de sol no decorrer do dia.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

O decorrer desta quinta-feira, o avanço de um sistema de alta pressão, mantém o tempo firme com predomínio de sol na maior parte da área de pesca, ficando a região de Laguna com mais nuvens com chance de chuva. Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR AGITADO.

Previsão para hoje (24/09/2009) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de SW a S, força 3 e rajadas de 50 a 70 km/h, no início da tarde. Ondas de SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 3.0 a 4.0 m. Tempo mais fechado com chuva fraca ao sul de Florianópolis, e mais aberto com presença de sol no decorrer do dia no restante da área de pesca.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SE a NE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 3.0 a 4.0 m. Tempo mais firme com presença de sol na área de pesca.

Fonte: Epagri/Ciram