Notícias
Reunião do GT Corvina é realizada durante CPG Demersais SE/S
Nos dias 11 e 12 de dezembro ocorreu a 3° Reunião Ordinária do Grupo Técnico com Finalidade de Subsidiar a Revisão das Medidas de Gestão das Pescarias Demersais das Regiões Sudeste e Sul, com ênfase na Corvina (GT DEMERSAIS SE/S). A reunião teve de formato híbrida, sendo presencial em Brasília, com a participação do Coordenador da CT, Fernando das Neves. Remotamente participaram pelo SINDIPI o armador e diretor João Joventino dos Santos e os técnicos da CT, Luiz Carlos Matsuda, Thaíza Barreto e Geysa Marinho.
O objetivo foi discutir as propostas de medidas de manejo apresentadas pelos pesquisadores junto ao setor produtivo. Embora represente cerca de 30% do total de capturas de corvina nas regiões Sudeste e Sul, o setor industrial demonstrou comprometimento com as principais medidas de manejo sugeridas, tais como o período de defeso, a atualização do tamanho mínimo de captura e a ampliação da obrigatoriedade de rastreamento em embarcações de menor porte.
Além de entender que as medidas de controle e gestão precisam focar também na pesca artesanal, o SINDIPI apoia a implementação de melhorias na coleta de dados, reforçando o compromisso da pesca industrial com a melhor gestão do recurso. Nesse contexto, esperamos que a gestão conjunta do MMA e do MPA adote medidas efetivas de manejo que contemplem todos os usuários do recurso. A expectativa é que até final do mês de março de 2025 tenhamos publicado o plano de gestão da corvina.