Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Representantes do SINDIPI e Sindifloripa buscam a resolução do impasse na pesca de emalhe



Representantes do SINDIPI e Sindifloripa buscam a resolução do impasse na pesca de emalhe


Representantes do SINDIPI e Sindifloripa reuniram-se ontem (26/07) com o Ministro em Exercício do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Sr. Átila Maia, para discutir a problemática da pesca de emalhe nas regiões Sudeste/Sul. Na ocasião, os representantes do setor produtivo solicitaram urgência na publicação da Minuta que autoriza o uso de redes de até 20km pela modalidade, o que significa uma redução de mais de 30% dos petrechos utilizados atualmente. A demora na veiculação dessa Minuta, que já está pronta, deve-se a insistência de técnicos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que querem incluir oito corredores de proteção nunca antes discutidos nos vários Grupos de Trabalho (GTs) realizados.  


No final da manhã, a situação foi levada ao Presidente do Ibama,  . Volney Zanardi e a Hanry Alves Coelho, Diretora de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas . Durante o encontro foi relatado também a revolta dos pescadores e armadores diante da falta de uma decisão e a agressividade sofrida durante a fiscalização. Além da falta de notificação sobre a suspensão da decisão judicial que reconhecia a inadequação das normas Portaria IBAMA nº 121/19998 e Instrução Normativa IBAMA nº 166/2007, que limitam o tamanho das redes de pesca para o emalhe em 2,5 km. Diante desse cenário, Zanardi agendou uma reunião com o Ministro em Exercício do MMA, Francisco Gaetani.


Uma nova reunião, dessa vez em conjunto com o MPA foi agendada para hoje, até o momento o setor está no aguardo de uma posição oficial dos órgãos responsáveis. Cerca de três mil e quinhentos pescadores e sessenta mil trabalhadores indiretos, estão sendo afetados nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul devido a essa paralisação.