Notícias
``Queremos qualidade para o consumidor brasileiro´´, diz ministro interino
``Queremos qualidade para o consumidor brasileiro´´, diz ministro interino
na abertura da Tecnocarne
A grande meta do aumento da produção e da qualidade do pescado brasileiro foi o enfoque da fala do Ministro Interino da Pesca e Aquicultura, Dirceu Lopes, na abertura da Tecnocarne. A feira internacional, que iniciou no dia 25 no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, trouxe o Espaço Aquipesca para que produtores e consumidores conhecessem as novas tecnologias de produção e comercialização de pescados. Lopes reforçou aos expositores e convidados que um dos esforços do setor é atender o mercado interno. ``A qualidade que se exige para o mercado externo queremos também para o nosso consumo´´, explicou o ministro interino durante as várias atividades da feira. Depois de visitar os expositores, Lopes recebeu prefeitos e deputados de São Paulo no estande do Ministério da Pesca e Aquicultura.
O plano de desenvolvimento da aqüicultura brasileira foi outro tema abordado durante a Tecnocarne. O Coordenador Geral da Maricultura Felipe Suplicy apresentou as diretrizes e as ações do Ministério da Pesca e Aqüicultura durante o 1º SIMBRAPP – Simpósio Brasileiro de Produção de Pescados. O seminário reuniu produtores e profissionais do setor para debater temas variados como boas práticas de manejo, sanidade e biossegurança na piscicultura. Localizado na rua K do complexo do Centro de Exposições, os visitantes que integram o agronegócio do pescado puderam visitar o estande do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Assessores e funcionários estarão repassando informações sobre as políticas, convênios, projetos e ações do Governo Federal para o setor.
Fonte: MPA
Pão de Açúcar participa da semana nacional do peixe
O Grupo Pão de Açúcar participa pelo sexto ano consecutivo com todas as suas redes de super e hipermercados da 6º Semana Nacional do Peixe, promovida pelo Governo Federal. A campanha que vai de 01/09 a 15/09 traz preços mais baixos para incentivar o consumo. No Paraná participam as lojas Extra e Pão de Açúcar. A ação tem por objetivo incentivar a inclusão de pescados nas mesas brasileiras e fomentar a produção. O ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, estará no dia 15/09 no Extra Alto da XV, em Curitiba, para o encerramento da campanha.
Para repassar os benefícios aos seus consumidores, a área comercial do Grupo Pão de Açúcar reforçou os pedidos o que resultou em preços até 10 a 15% mais baixos que os praticados regularmente. Entre os itens, pacu, pintado, filé de Saint Peter, pescada, sardinha, truta, salmão, cação, camarão - e outras dezenas de produtos estarão em destaque nas gôndolas e em folhetos promocionais durante todo período da campanha - todas as lojas do Extra, Pão de Açúcar, CompreBem, Sendas e Assai estarão sinalizadas com cartazes alusivos à promoção, além de mídia específica em tablóides, tv e rádio. A expectativa com a ação é de alta de 20% nas vendas de peixes e frutos do mar se comparado ao mesmo evento do ano passado.
Associadas as ofertas, a rede Extra preparou um calendário de oficinas culinárias que acontecem três vezes por semana, em várias lojas da rede e que traz entre os ingredientes: camarão, tambaqui, tilápia, pintado, além de salmão, rã e lagosta. A loja do Itaim traz um diferencial exclusivo: Um curso voltado para homens que querem se arriscar na cozinha e preparar deliciosos pratos de peixes e frutos do mar com economia e praticidade. Em tempo: A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo mínimo de 12 quilos de pescados per capita/ ano. Na Europa, esse número chega a 16 quilos, enquanto no Brasil não passa de 6,8 quilos. O peixe é fonte de vitaminas A, B e D, além de sais minerais como cálcio e fósforo.
Fonte:Indústria e Comércio
Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna
O sistema de alta pressão no litoral Sul do Brasil mantém o tempo firme com vento de norte a nordeste na área de pesca. Até domingo, as frentes frias desviam para o oceano na altura da Argentina. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES.
Previsão para hoje (28/08/2009) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de SW a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 50 km/h, mais fortes nas áreas ao sul de Mostardas. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5m. Nevoeiros ao amanhecer com sol e calor no decorrer do dia.
Previsão para amanhã Sábado, ventos de NE a N, força 3 e rajadas de 50 a 70 km/h, ventos fortes a partir da tarde devido ao deslocamento da alta pressão. Ondas de SE a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Nevoeiros ao amanhecer com sol e calor no decorrer do dia.
Domingo, ventos de N a NW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Nevoeiros ao amanhecer com sol e calor no decorrer do dia.
Tendência: Na manhã de segunda-feira, aberturas de sol e no decorrer do dia, uma nova frente fria chega a área de pesca e entre a noite de segunda (31/08) e a terça-feira (01/09), provocando chuva com risco de temporal. Os ventos predominam de nordeste a noroeste, virando para sudeste na terça-feira com máximos de 40 a 50km/h. O mar segue pouco agitado com ondas de 1.0 a 1.5m.
Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá
Um sistema de alta pressão mantém o tempo firme e os ventos do quadrante norte na área de pesca. No próximos dias, as frente frias desviam para o oceano na altura da Argentina. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES.
Previsão para hoje (28/08/2009) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de NW a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo estável, com nevoeiros ao amanhecer e sol durante o dia.
Previsão para amanhã Sábado, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais fortes a partir da tarde e ao sul de Itajaí. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo estável, com nevoeiros ao amanhecer e sol durante o dia.
Domingo, ventos de NE a NW, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais fortes ao sul de Itajaí. Ondas de E de 0.5 m e picos de 1.5 m. Tempo estável, com nevoeiros ao amanhecer e sol durante o dia.
Tendência: No começo da próxima semana, o tempo segue estável devido ao sistema de alta pressão. Uma nova frente fria chega a área de pesca na tarde de terça-feira (01/09), provocando chuva com risco de temporal. Até lá, ventos de nordeste a norte, com rajadas de 40 a 50km/h. O mar segue pouco agitado com ondas de 0.5 a 1.0m e picos de 1,5m ao sul de Florianópolis.
Fonte: Epagri/Ciram.