Prevista para hoje e amanhã manobra de dique que afeta o tráfego no Itajaí-Açu

Está prevista para esta segunda-feira (24) a manobra do Dique flutuante “DOCKSHORE I” até o Berço 04 do Porto Público de Itajaí. O transporte deve acontecer ao meio dia e o dique permanecerá no Porto até o início da tarde de terça-feira (25), quando será transportado até o Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul.

A parte mais delicada da manobra está na segunda fase, quando a faina será levada até o estaleiro, na terça-feira (25). Durante o período da manobra, que deve começar por volta do meio-dia e tem duração prevista de cerca de três horas, não é indicado o tráfego de embarcações no trecho do canal do Itajaí-Açu.

A manobra do Dique flutuante “DOCKSHORE I” foi autorizada pela Marinha do Brasil, através da Delegacia da Capitania dos Portos (Ofício 469/2024) que considerou o relatório de simulações apresentado pela Praticagem. O documento ressalta os parâmetros meteorológicos para a realização da atividade: “vento de até 10 (dez) nós de qualquer direção e corrente de até 1 (um) nó, podendo ser de enchente ou vazante. Dois rebocadores de 50T de Bollardpull atendem às necessidades para a realização da faina. Não haver embarcações atracadas no Terminal da Braskarne e no cais da Leardini. É necessário um terceiro rebocador acompanhando a manobra, em caso de avaria, é fundamental ter um rebocador em stand by pronto para substituir o que avariou para manter o deslocamento e/ou controle do dique.”