Notícias
Presidente do SINDIPI segue em Brasília para tentar reverter decisão sobre sardinha
O presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos, cumpre agenda em Brasília nesta quarta e quinta-feiras (12 e 13) junto a diferentes Ministérios na b usca da revisão imediata da decisão do Governo Federal que zera os impostos para a importação de sardinha enlatada (produto pronto). Agnaldo também deve se reunir com lideranças do Congresso e representantes da bancada catarinense ao longo do dia.
A medida anunciada pelo governo na última semana traz impactos imprevisíveis para Santa Catarina, visto que é aqui, na região de Itajaí e Navegantes, onde são produzidas mais de 80% de toda a sardinha em conserva comercializada no Brasil. Atualmente, cerca de 180 embarcações de cerco capturam a espécie nas regiões Sudeste e Sul do país, abastecendo a indústria de conserva nacional.
Isso representa uma produção anual de mais de 600 milhões de latas, além da comercialização do peixe in natura e mais de 30 mil postos de trabalho diretos e indiretos, desde o processo de captura até o consumo final.
O SINDIPI busca reverter a medida anunciada, enquanto trabalha para fomentar a produção nacional de sardinha, que gera emprego e renda, com respeito ao meio ambiente.