Polícia Federal apreende uma tonelada de camarão em São Francisco do Sul

Uma operação da Polícia Federal em conjunto com a Polícia Ambiental está verificando a pesca de camarão na época de defeso, que vai até 31 de maio, em São Francisco do Sul. Eles fiscalizaram na manhã desta terça-feira, várias pescarias, residências e comércios em geral. Em uma peixaria, cerca de 600 quilos de camarão congelados e embalados para venda foram apreendidos. Eles estavam divididos em pacotes de um quilo.

Já em uma casa, foram encontrados aproximadamente 400 quilos de camarão in natura, pescados na noite de segunda-feira. Conforme a PF, apenas o dono da casa foi detido. O dono da peixaria está foragido. Na fiscalização, será confrontado o peso de camarão liberado com o que o comerciante possui em estoque, a fim de coibir a pesca no defeso.

Fonte:Diário Catarinense

Ibama não emitirá mais licenças para pescadores amadores

A partir de sexta-feira, o Ibama deixa de ser o órgão responsável pela emissão de licenças ambientais para a pesca amadora. O registro será feito ou renovado pelo Ministério da Pesca, que também será responsável por definir uma política nacional para a prática, considerada de grande potencial turístico. Segundo o Ibama, no ano passado existiam 190 mil pessoas com licença de pesca amadora em todo o país.

Fonte:Cidade Virtual

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Na terça-feira, o tempo melhora gradativamente com o avanço de um sistema de alta pressão (massa de ar frio e seco) pelo oeste da região. Na quarta tempo firme na área de pesca. Alertas: HOJE, VENTOS FORTES A LESTE DA LONGITUDE DE 50W. MAR MUITO AGITADO, DIMINUINDO NO DECORRER DO DIA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (25/05/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NW a SW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h, mais intensas a leste da longitude de 50W. Ondas de E a NE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m, diminuindo no decorrer do dia. Tempo instável com chuva isolada, melhorando no decorrer do dia com o afastamento da frente fria para alto mar.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SW a SE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo firme com nevoeiros ao amanhecer, presença de sol e temperaturas baixas na área de pesca.

Quinta-feira, ventos de SE a E, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m, aumentando. Tempo firme com nevoeiros ao amanhecer, presença de sol e temperaturas baixas na área de pesca.

Tendência: Na sexta-feira, tempo mais firme. No sábado, uma nova frente fria muda o tempo com chuva e temporal na área de pesca. Ventos de E a NE, com rajadas de 50 a 80km/h. O mar permanece agitado.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Na terça-feira, o tempo melhora gradativamente com o avanço de um sistema de alta pressão (massa de ar frio e seco) pelo oeste da região. Na quarta tempo firme na área de pesca. Alertas: HOJE, MAR MUITO AGITADO, DIMINUINDO NO DECORRER DO DIA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (25/05/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE a SW, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 m, diminuindo gradativamente. Tempo instável com chuva isolada, melhorando no decorrer do dia com o afastamento da frente fria para alto mar.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de S a SE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo firme com nevoeiros ao amanhecer, presença de sol e temperaturas baixas na área de pesca.

Quinta-feira, ventos de SE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m, aumentando. Variação de nuvens com aberturas de sol e chance de chuva isolada, especialmente no período noturno.

Tendência: Na sexta-feira e no sábado, tempo firme com sol entre nuvens. Ventos de SE a NE, com rajadas de 40 a 60km/h. O mar permanece agitado.

Fonte: Epagri/Ciram.