Pescadores protestam para obter licenças na Grande Florianópolis

Profissionais reivindicam documento para captura de camarão-rosa e sete barbas

Os pescadores de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, farão protesto em frente à superintendência do Ministério da Pesca, no Centro de Capital, no dia 22, às 10h. Eles reivindicam licença para a pesca do camarão sete barbas e do camarão-rosa. Segundo o Sindicato dos Pescadores de Santa Catarina, 142 embarcações estão sem a licença há pouco mais de dois anos, quando foi realizado o recadastramento dos profissionais. Cezer Cerutti, superintendente em Santa Catarina do Ministério da Pesca, afirmou que desconhece a reivindicação e disse que nem foi procurado pelo sindicato. Mesmo assim, explicou que há apenas 20 licenças para o camarão-rosa porque a captura é realizada em águas profundas por barcos industriais.

De acordo com Cerutti, há 850 embarcações que pescam o sete barbas. Dessas, 600 têm licença, que deve ser renovada até o final do mês. Outras 254 não conseguiram fazer o recadastramento em 2007. No segundo semestre do ano passado, uma nova portaria do Ministério da Pesca liberou o cadastro. Os pedidos estão em análise, mas não há prazo. Cerutti explicou, ainda, que uma portaria do Ibama impede que barcos com mais de nove metros pesquem a espécie. Estas embarcações não terão a licença. Quem não cumprir será multado e terá o barco apreendido.

Fonte:DCAgora

Pesca Amadora deixa o Ibama

Segmento será controlado pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura em abril

No dia 31 deste mês o licenciamento da pesca amadora no País sai da esfera de competência do Ibama e passa a ser controlado pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), criado em junho de 2009 para cuidar, entre outras coisas, desta finalidade. Desta forma, aposentados, menores de 18 anos e estrangeiros deverão procurar o formulário de pesca em casas lotéricas ou nas superintendências do Ibama (já que eles não estarão mais disponíveis pelo site do Ibama). Em Brasília, o MPA informa que, por enquanto, o cadastro para novas licenças de pesca amadora ainda não estão disponíveis. Talvez isso ocorra em meados de abril. Estuda-se, ainda, disponibilizá-lo num site do ministério (ainda a ser criado).

Uma saída, segundo Ilma Xavier, secretária da Coordenadoria Geral de Registro e Licenças da Pesca Amadora (CGRPA), é fazer essa solicitação por telefone (061) 2033-3238), pelo e-mail: rpgpescaamadora@mpa.gov.br ou por carta (Ministério da Pesca e Aqüicultura – Departamento de Registro de Pesca e Aqüicultura – Coordenação Geral de Registro e Licenças da Pesca Amadora – Setor Bancário Sul - Lote 10, Bloco J, Quadra 2 – Ed. Carlton Tower – 6º andar – Brasília/DF – CEP: 70.070-120). Quanto aos pescadores que têm carteira vencida, diz Ilma Xavier, não há mudanças. Basta tirar outra. Idem quanto à renovação. ``Não vai sofrer nenhum tipo de mudança não´´, garantiu. Os formulários estão chegando aos poucos e, segundo ela, conforme a solicitação serão distribuídos.

Fonte:EPTV

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

O sistema de baixa pressão (Ciclone) já se afastou para alto mar e não oferece mais risco a área de pesca, próxima da costa do RS e SC. Alertas: HOJE, MAR AGITADO, DIMINUINDO NO DECORRER DO DIA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (11/03/2010) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de SW a S, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Variação de nuvens com presença de sol em boa parte da área de pesca.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Presença de sol e calor na área de pesca. Entre a tarde e noite há chance de chuva isolada ao norte de Mostardas.

Sábado, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Presença de sol e calor na área de pesca.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte

Laguna a Paranaguá

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

O sistema de baixa pressão (Ciclone) já se afastou para alto mar e não oferece mais risco a área de pesca, próxima da costa do RS e SC. Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (11/03/2010) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de SW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Sol, calor e chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas entre a tarde e início da noite.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SE a NW, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Sol, calor e chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas entre a tarde e início da noite.

Sábado, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE a S de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Sol, calor e chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas entre a tarde e início da noite.

Fonte: Epagri/Ciram.