Notícias
Pesca industrial prevê 2 mil toneladas a menos de tainha nesta temporada – (Itajaí)
Pesca industrial prevê 2 mil toneladas a menos de tainha nesta temporada – (Itajaí)
José Carlos Inácio é pescador artesanal em Navegantes. Com o defeso de outras espécies, como a sardinha, ele e demais 26 pescadores dependem apenas dela: a tainha. Desde o início da temporada de pesca, em 15 de maio, aguardam ansiosamente pela chegada dos cardumes. A persistência levanta Inácio cada dia de madrugada. O sol, ao nascer, já encontra o pescador a postos no barco, os olhos fixos no mar. A cena se repete há um mês e meio, mas o trabalho tem sido sem sucesso. Até agora, Inácio não conseguiu pescar um único peixe sequer. – Ainda não vi tainha este ano, pelo menos nas redes dos nossos barcos. Não sabemos o que está acontecendo. Acho que muita chuva e pouco frio fazem sair poucos peixes da Lagoa dos Patos (RS), por isso não estamos vendo por aqui – lamenta.
A temporada termina em 31 de julho. Na pesca industrial, a estimativa é encerrar a safra de 2010 com 8 mil toneladas, 2 mil toneladas a menos do capturado ano passado. Os armadores apontam outras causas, além das condições climáticas: queda pela metade no número de embarcações industriais (115 em 2009), atraso nas licenças de pesca e a fiscalização mais rígida para o cumprimento da legislação. Para Agnaldo Hilton dos Santos, secretário da Pesca e Aquicultura de Itajaí, os armadores podem ter deixado de pescar até 3 mil toneladas de tainha devido ao atraso de uma semana na emissão das licenças para os barcos pesqueiros:
– As licenças só saíram dia 22 de maio, a maioria dos armadores estava aguardando a liberação. O armador de pesca Jorge Seif afirma que a nova legislação, em vigor desde 2009, é a principal responsável pela safra abaixo do esperado, e que a legislação favorece apenas pescadores artesanais. – Ficamos limitados a pescar além das 5 mil milhas, mas todos sabem que a tainha é uma espécie costeira – avalia Seif.
Objetivo é socializar a pesca da tainha
Garantir a reprodução da tainha e uma safra rentável aos pescadores artesanais são os principais motivos, conforme o Ibama, para as mudanças na legislação. Com a delimitação de área para a captura artesanal da espécie, agentes patrulham por terra, mar e ar a presença das grandes embarcações antes das 5 mil milhas náuticas permitidas. Carlos Ribeiro, chefe da Fiscalização do Ibama em SC, afirma que a chegada da tainha até a costa fica mais fácil com o controle e favorece o pequeno pescador. O superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura em SC, Cesar Cerutti, explica que o atraso na emissão das licenças é normal. – Não acho que isso interferiu na safra. Uma comissão montada entre os ministérios do Meio Ambiente e da Pesca e Aquicultra analisarou cada solicitação. Estamos perto de 80 embarcações licenciadas já, cerca de 90% das que fizeram o requerimento – explica.
Fonte: Diário de Santa Catarina / DC/ A Notícia
Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá
Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Na quarta e quinta-feira um sistema de alta pressão no litoral Sul do Brasil mantém o tempo firme, com nevoeiros no início do dia e período noturno e com sol na área de pesca.
Previsão para hoje (30/06/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NW a N, força
Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de N a NE, força
Sexta-feira, ventos de NE, força 2 e rajadas de
Tendência: No sábado e domingo, o sistema de alta pressão continúa no litoral de SC e PR mantendo o tempo firme, com nevoeiros na madrugada e amanhecer e sol na área de pesca. Vento de N/NW, com rajadas de 40 km/hmais. Mar pouco agitado.
Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna
Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Na quarta e quinta-feira um sistema de alta pressão no litoral Sul do Brasil mantém o tempo firme, com nevoeiros, mais nuvens e chuva fraca pela manhã e com sol na área de pesca.
Previsão para hoje (30/06/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NW a SE, força 2 e rajadas de
Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE a N, força
Sexta-feira, ventos de NE a N, força
Tendência: No sábado e domingo, nevoeiros ao amanhecer e presença de sol, com temperaturas em elevação. Vento de N/NW com rajadas de 40km/h. Mar pouco agitado.
Fonte: Epagri/Ciram.