Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Pesca da tainha

Pesca da tainha

 

 

 

Pescadores capturaram na manhã desta segunda-feira no Litoral catarinense pelo menos 5,9 toneladas de tainha. A informação é do presidente da Federação dos Pescadores de Santa Catarina, Ivo da Silva.  De acordo com Silva, na Praia de Cima, em Palhoça, na Grande Florianópolis, os pescadores teriam capturado cerca de 3,2 toneladas de peixe. Em Garopaba, foram mais 1,5 tonelada, e na Barra da Lagoa, em Florianópolis, 1,2 tonelada. As informações estão sendo conferidas nesta manhã. Com o lanço, cerca de 28 toneladas de tainha já foram capturadas no Litoral de Santa Catarina. A estimativa ainda deve aumentar. De acordo com Silva, outro grande lanço teria acontecido na Praia do Moçambique, em Florianópolis. A quantidade de tainha pescada ainda não foi confirmada.

 

Fartura no domingo

 

Na manhã deste domingo, pescadores da Praia da Lagoinha, no Norte da Ilha de Santa Catarina, capturaram 17 toneladas de tainha. Este foi o maior lanço desde o início da safra deste ano do peixe, no dia 15 de maio. Na última semana, foram pescados mais de cinco toneladas de tainha nas praias de Florianópolis.

 

Pior safra dos últimos 20 anos

 

Apesar dos grandes lanços registrados nos últimos dias, o presidente da Associação dos Pescadores do Estado, Osni Gonçalves, disse, em entrevista à rádio CBN/Diário, que os pescadores já estão conscientes de que a safra será fraca este ano: — Esta será uma das piores safras dos últimos 20 anos. O retardo no começo da pesca e a grande quantidade de volume de chuva na Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, prejudicou bastante — disse Osvani.

Fonte:A Notícia

 

 

 

Ministério da Pesca lança na Bahia projeto  ``Revitaliza´´ amanhã

 

 

Com o objetivo de promover o desenvolvimento da pesca artesanal no Estado da Bahia, acontece na próxima terça-feira (08), na Sede do Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), a apresentação do Programa de Revitalização da Frota Pesqueira Artesanal - REVITALIZA. O Revitaliza possui a finalidade de promover a qualificação e a modernização da frota pesqueira artesanal, tendo o Pronaf Mais Alimentos como fonte de financiamento aos pescadores profissionais artesanais.

A reunião contará com a participação de representantes do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Bahia Pesca, Instituto Federal da Bahia (IFBA), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), Fundipesca, Ong Edu Mangue, além da presença do Diretor  de Planejamento e Ordenamento da Pesca Artesanal, João Dias, e do Coordenador Geral de Planejamento e Ordenamento da Pesca Artesanal Continental, José Leal, ambos do Ministério da Pesca e Aqüicultura.

 

O programa propõe um conjunto de ações com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito, e, nesse sentido, serão identificados pescadores interessados na apresentação de projetos de crédito, e posteriormente, será feita uma articulação com os agentes financeiros e de assistência técnica, para que os projetos sejam apresentados aos Bancos. O lançamento nacional do Programa está previsto para acontecer em Pernambuco, no dia 29 de junho - Dia do Pescador.

Fonte:Bahia Já

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

 

Entre segunda e quarta-feira uma sistema de alta pressão em deslocamento pelo Sul do Brasil mantém o tempo firme na área da pesca com temperaturas baixas, ventos fraco e mar agitado, no litoral do RS e sul de SC. Alertas: HOJE, MAR AGITADO. AMANHÃ, MAR AGITADO.

 

Previsão para hoje (07/06/2010) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de W a SW, força 2 e rajadas de 20 a 30 km/h. Ondas de S de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m, mais altos pela manhã. Tempo firme, sol entre algumas, nevoeiros e temperaturas baixas na noite e início do dia.

 

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de S a SE, força 2 e rajadas de 20 a 30 km/h. Ondas de S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 4.0 m, mais altos no final do dia. Tempo firme, sol entre algumas, nevoeiros e temperaturas baixasà noite e no início do dia.

 

Quarta-feira, ventos de SE, força 2 e rajadas de 20 a 30 km/h. Ondas de S de 2.0 m e picos de 3.0 a 3.5 m, mais altos pela manhã. Tempo firme, nevoeiros e temperaturas baixas no início do dia, com sol por alguns momentos duarante a manhã. Mais nuvens e chuva isolada a partir da tarde na área de pesca ao norte de Mostardas.

 

Tendência: Na quinta e sexta-feira, tempo instável com chuva por alguns momentos, na área de pesca. Vento de SE/E na quinta-feira e de E/NE na sexta-feira , fraco com rajadas de 50 a 60km/h. Mar agitado, com ondas de 2,0 a 2,5m.

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

Na segunda e terça-feira, um sistema de alata pressão no Sul do Brasil mantém o tempo estável com céu claro e temperaturas baixas na área de pesca. O Vento permanece com pouca força e a agitação marítima diminui na área de pesca. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

 

Previsão para hoje (07/06/2010) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de W a S, força 2 e rajadas de 20 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.5 m, mais altos afastado da costa, pela manhã. Tempo firme, nevoeiros e temperaturas baixas na noite e no início do dia, com predomínio de sol na maior parte do dia.

 

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de S a SE, força 2 e rajadas de 20 km/h. Ondas de S de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 a 2.5 m, masi altos a partir da noite, afastado da cosa e ao sul de Florianópolis. Tempo firme, nevoeiros e temperaturas baixas na noite e no início do dia, com predomínio de sol na maior parte do dia.

 

Quarta-feira, ventos de SE, força 2 e rajadas de 20 a 30 km/h. Ondas de S de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.5 m, mais altos a partir da tarde e afastado da costa. Tempo firme, com nevoeiros e temperaturas baixas na noite e madrugada, sol com mais nuvens e chuva por alguns momentos, principalmente entre a tarde e noite, nas áreas próximas da costa ao sul de Itajaí.

 

Tendência: Na quinta e sexta-feira, variação de nuvens e chuva por alguns momentos na área de pesca, próximo à costa. Vento de S/SE na quinta-feira e de E/NE com rajadas de 30km/h na sexta-feira e de SE/E com rajadas mais fortes de 30 a 60km/h a partir da tarde. Mar agitado com ondas de S/SE de 2,0 a 2,5m.

Fonte: Epagri/Ciram.