Perfil pesqueiro - Jornal de Santa Catarina

Perfil pesqueiro

O setor de beneficiamento de pescados da região de Itajaí, envolvendo captura e indústria, emprega cerca de 15 mil pessoas. Se levar em conta os empregos indiretos, o número sobre para 50 mil. Os dados fazem parte de uma pesquisa do Sebrae e Sindicato das Indústrias da Pesca (Sindipi) que será divulgada hoje. Foram ouvidas 250 empresas, entre indústrias e armadores, durante quatro meses. Os resultados vão nortear os investimentos do setor. Outro dado importante é a participação das microempresas, que hoje representam 42% do total de indústrias de beneficiamento de pescado. As grandes empresas representam 13%, mas são responsáveis por 65% dos empregos. A pesquisa é o primeiro passo do projeto Desenvolvimento do Setor da Pesca de Itajaí e Região, que terá custo total de R$ 1 milhão.

Fonte:Jornal de Santa Catarina

Governo e Marinha negociam para agência fluvial no Juruá

No Vale do Juruá existem ainda muitas embarcações navegando sem documentação e sem o cumprimento de todas as exigências segurança para os passageiros. Por este motivo, existe uma demanda na região por uma presença mais efetiva da Marinha do Brasil com a disponibilização de uma base da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental em Cruzeiro do Sul. No último dia 19, o vice-governador César Messias esteve em Manaus onde foi recebido pelo comandante do 9º Distrito Naval VA Fernandes, o comandante da Flotilha do Amazonas, CMG Henrique Rocha e o comandante da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, CMG Odilon onde abordaram o assunto. No encontro, foram tratados dois assuntos de grande importÂncia: a renovação da parceria entre o governo e a marinha referente ao navio de Assistência Hospitalar Dr. Montenegro que há dez anos consecutivos atende às populações ribeirinhas no Vale do Juruá e a criação de uma agência fluvial em Cruzeiro do Sul.

Na volta, uma comissão da Marinha acompanhou o vice-governador para verificar a expressividade e a potencialidade de crescimento do tráfego fluvial na região bem como buscar um local para a Marinha do Brasil se estabelecer. Argumenta o vice-governador: ``A Marinha se estabelecendo é mais um ente federal presente na região. Já temos o Exército e a Aeronáutica´´. César Messias lembrou que em 2008, a convite do senador Tião Viana, o comandante da Marinha, Moura Neto, visitou o Estado. Na ocasião externou interesse em aprofundar as parcerias entre o Acre e a Marinha, tendo garantido apoio à criação de infraestrutura para a Marinha se estabelecer. ``Com o senador Tião Viana fizemos a reivindicação de que seja instalada em Cruzeiro do Sul uma base da marinha, haja vista o grande número de balsas, rebocadores e batelões nesta região. Toda vez que algum empresário ou algum dono de embarcação necessita de alguma coisa da Marinha ele tem que se deslocar até o município de Eirunepé´´, disse César. Em Eirunepé fica situada uma agência da capitania fluvial, a mais próxima de Cruzeiro do Sul, mesmo assim distante dois dias de balsa. Segundo o vice-governador já existe a determinação da Marinha em se estabelecer na região.

O delegado federal de Pesca no Acre (Secretaria Federal de Pesca e Aqüicultura), Samir Pinheiro, conta que o Ministério da Pesca vem há muito tempo pedindo à Marinha a instalação de uma agência fluvial devido à demanda existente em relação aos barcos pesqueiros que não conseguem documentação por não ter vistoria da capitania. Ele explica que o Governo Federal tem um programa para estas embarcações, mas que não pode ser acessado por que as embarcações não têm o registro. Ele acredita que com o esforço do Governo do Acre, ainda este ano poderá ser instalada a agência em Cruzeiro do Sul. ``Significa a oficialização da existência das embarcações. Do jeito que está elas não existem. Nossas embarcações, que podem chegar a cinco mil, são inexistentes, não tem endereço nem documentação´´, externou.

O presidente da Associação Comercial do Alto Juruá (ACAJ), Marcos Venício Alencar Souza, conta que em 2007 a ACAJ expediu um ofício em que solicitava ao gabinete do senador Tião Viana que fosse feita a implantação de uma base da capitania fluvial em Cruzeiro do Sul. Segundo ele um dos principais motivos, além da segurança, era a distÂncia da agência mais próxima em Eirunepé. ``Quem tem uma embarcação, não apenas os donos de balsas, vai sair favorecido com a presença da Marinha aqui, pois vai poder regularizar. Não é interessante sair uma balsa de Cruzeiro do Sul, com destino a Manaus ou Porto Velho, se ela tiver que ficar vários dias parada em Eirunepé tentando providenciar documentação. É mais fácil ter uma base, sair regularizado daqui e chegar ao destino final sem nenhum problema´´.

Fonte:A Tribuna (AC)

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Sistema de alta pressão no litoral do RS mantém o tempo estável na área de pesca entre esta quarta e quinta-feira. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (03/03/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo estável com predomínio de sol. Condições de chuva fraca e isolada no período noturno nas proximiddes de Chuí.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h, mais fortes entre a tarde e a noite e ao sul de Mostardas. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m, mais elevados no final do da e ao sul de Mostardas. Muits nuvens que alternam com períodos de sol e pancaas de chuva com trovoadas entre a tarde e a noite na área de pesca.

Sexta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de SE a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Tempo instável na área de pesca com variação de nuvens e chuva no início e fim do dia.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Nesta quarta e quinta-feira sistema de alta pressão continua posicionado no litoral Sul do Brasil, mantendo o efeito da circulação marítima entre a Grande Fpolis e norte da área de pesca e tempo firme ao sul. Alertas: HOJE e AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (03/03/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Mais nuvens e chuviscos, mais persistente no decorrer do dia, com períodos de sol entre a Grande Florianópolis e norte da pesca. Ao sul, sol com algumas nuvens. Restrição na visibilidade pela formação de nevoeiros.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo instável na área de pesca com variação de nuvens e chuva, especialmente no início e fim do dia. Restrição na visibilidade pela formação de nevoeiros.

Sexta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m, especialmente ao sul de Fpolis. Tempo instável na área de pesca com variação de nuvens e chuva, especialmente no início e fim do dia. Restrição na visibilidade pela formação de nevoeiros.

Fonte: Epagri/Ciram.