Novas bancas de peixe para os pescadores de Laguna

Novas bancas de peixe para os pescadores

O setor pesqueiro em Laguna começa o ano de 2010 com boas notícias. Através de um convênio firmado entre o Ministério da Pesca e a Prefeitura, o município irá receber uma draga de recalque, um caminhão caçamba com capacidade para 12 toneladas, óleo diesel para patrulha de dragagem e novas bancas de peixe. Os objetivos são dois: primeiro a implantação da patrulha de dragagem na lagoa Santo Antônio dos Anjos, através de uma draga de sucção e recalque para melhorar o fluxo da maré e o tráfego das embarcações. A dragagem consiste na limpeza e aprofundamento do canal de acesso dos pescadores artesanais, com a retirada de areia do fundo da lagoa.

O segundo é incrementar a atividade econômica do município com a construção de bancas de peixe para os pescadores artesanais. Os locais ainda serão definidos, de acordo com a viabilidade. O tradicional comércio de pescados à beira da lagoa voltará a impulsionar a economia e valorizar a cultura pesqueira do município. O projeto além de qualificar os espaços, contribui para a quebra da sazonalidade turística e conseqüente retorno social econômico para a população local. A draga, o caminhão e o óleo diesel totalizam recursos do Ministério da Pesca no valor de R$ 719 mil e contrapartida da prefeitura de R$65 mil. Para a construção das bancas o repasse do Governo Federal é de R$ 109.820,35 e mais R$29.015,00 do município. Os projetos foram viabilizados pelo secretário executivo do Ministério da Pesca, Karim Bacha.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna

Embarcação de ecologistas australianos afunda após se chocar com baleeiro japonês

Uma embarcação veloz utilizada por ecologistas australianos para seguir os baleeiros japoneses ficou destruída após um confronto com pescadores nipônicos na Antártida, no dia de ontem. O Ady Gil, embarcação futurista feita com carbono e kevlar, se partiu em dois e afundou após um choque no mar contra o navio baleeiro que perseguiam. Os seis membros da tripulação do Ady Gil foram resgatados ilesos, segundo Paul Watson, diretor da campanha anual organizada pelo grupo Sea Shepherd contra a pesca da baleia. A Sea Shepherd informou que as possibilidades de recuperar o barco são pequenas, que o ataque "não foi provocado" e foi filmado. O Ady Gil representa uma perda de quase US$ 2 milhões. Sob a alegação de pesquisa científica, o Japão burla a moratória internacional sobre a caça das baleias, em vigor desde 1986, o que provoca a revolta de Austrália, Nova ZelÂndia e outras pessoas que se preocupam com os animais.

Fonte:O Tempo Online

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Na tarde e noite de Quinta-feira variação de nuvens com chuva fraca não norte de Tramandaí, devido à intensificação de áreas de baixa pressão no litoral norte de SC. . Risco de temporal com descarga elétrica na área de pesca. Na sexta-feira um sistema de alta pressão se desloca pelo litoral do Uruguai e RS formando mais nuvens e chuva fraca no início e fim do dia ao norte de Torres, com aberturas de sol durante o dia na área de pesca, o vento de SE será persistente e o mar mais agitado nesse período. Alertas: HOJE, VENTO FORTE E MAR AGITADO. AMANHÃ, MAR AGITADO.

Previsão para hoje (07/01/2010) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de S a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m. Tempo estável com sol ao sul de Mostardas e com mais nuvens e chuva na área de pesca ao norte.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de E a NE, força 4 e rajadas de 40 a 50 km/h, persistente. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Sol com mais nuvens e chuva fraca no início e fim do dia na área de pesca ao norte de Mostardas.

Sábado, ventos de NE a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m. Sábado tempo estável com sol na área de pesca, devido a um sistema de alta pressão no Sul do Brasil.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Tempo fechado, encoberto com chuva persistente e mais intensa a partir de sexta-feira ao norte de Itajaí e no PR, devido à intensificação de áreas de baixa pressão, ventos mais intensos e mar agitado na área de pesca. Alertas: HOJE, VENTO FORTE E MAR AGITADO. AMANHÃ, VENTO FORTE E MAR AGITADO.

Previsão para hoje (07/01/2010) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Tempo instável com chuva na maior parte do dia, mesmo assim ocorrem aberturas de sol.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SE a E, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m. Tempo instável com chuva na maior parte do dia, mesmo assim ocorrem aberturas de sol ao sul de Florianópolis e com chuva mais forte ao norte na tarde e noite.

Sábado, ventos de NE a SE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m. Tempo fechado com chuva na maior arte do dia, com aberturas de sol próximo a Laguna, mais fechado ao norte de Florianópolis.

Fonte: Epagri/ Ciram.