Nota: Sindipi conquista a suspensão do pagamento do Funrural

O Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) obteve, na Justiça, sentença provisória (liminar) que suspende o pagamento do Funrural, uma contribuição que é calculada sob o saldo da venda de produções pesqueiras, rurais e agropecuárias. A decisão também prevê o direito à restituição dos valores que já foram pagos.

Fonte:A Notícia SC

Ministro da Pesca entrega 19 máquinas em SC

``Este é o exemplo de uma parceria vitoriosa. Uma ação conjunta que todos os nossos deputados e senadores compreenderam a importÂncia e trabalharam com a gente´´. Assim o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, resumiu a importÂncia das emendas parlamentares para a liberação de recursos à aquisição de máquinas para a piscicultura em todo o país. A afirmação foi feita em Santa Catarina durante a entrega de mais 19 escavadeiras e retroescavadeiras a municípios catarinenses. As máquinas serão utilizadas para a abertura, construção, reforma e recuperação de açudes e tanques escavados. No ato, realizado na Assembléia Legislativa catarinense, o ministro entregou as 19 máquinas para 19 municípios de todas as regiões do Estado. A ação foi possível graças a uma parceria entre o Ministério da Pesca e a bancada catarinense com seus 16 deputados federais e três senadores. Os parlamentares apresentaram emendas junto ao orçamento e o ministério liberou as máquinas para cada um dos municípios, um investimento que ultrapassa os R$4 milhões.

Presentes na cerimônia, os prefeitos foram unÂnimes ao afirmar que com uma escavadeira hidráulica, específica para a piscicultura, cada município pode estabelecer uma ação mais ampla para incentivar esta que é uma das grandes alternativas de renda para as pequenas propriedades rurais. ``Essas maquinas vão nos ajudar muito e queremos ir mais longe, estruturando uma cadeia de produção regional do pescado, para beneficiar e comercializar a produção´´, disse, em nome dos 19 municípios, o prefeito de São Joaquim, José Nérito de Souza. As máquinas foram entregues aos municípios de AgrolÂndia, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Benedito Novo, Cunhataí, Curitibanos, Içara, Irati, Jacinto Machado, Imaruí, Ipumirim, Leoberto Leal, Massaranduba, Rio Fortuna, Papanduva, Salete, Santa Helena, Porto Belo e São Joaquim. O ministro Gregolin destacou que nos últimos dois anos 100 municípios catarinenses receberam máquinas, equipamentos e recursos do Ministério da Pesca. ``E até o final do ano, vamos entregar benefícios a mais 100 municípios, totalizando 200 em Santa Catarina´´, afirmou. Somente através de emendas parlamentares, o ministério deve liberar R$40 milhões para a pesca e a piscicultura no Estado. No Brasil, os recursos de emendas chegarão a R$300 milhões.

Fonte: MPA

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Nesta quarta-feira e maior parte do dia de quinta-feira um sistema de alta pressão (massa de ar frio) deixa o tempo firme e as temperaturas baixas na área de pesca. A partir da tarde de quinta-feira uma frente fria avança pelo litoral do RS, intensificando o vento na área de pesca. Alertas: HOJE, MAR AGITADO. AMANHÃ, VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (02/06/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE a N, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.5 m, mais altos afastado da costa. Presença de sol e temperatura baixa, especialmente no período noturno.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h, mais fortes a partir da noite. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 m. Sol com variação de nuvens e nevoeiros no início e fim do dia, temperatura agradável.

Sexta-feira, ventos de NE a N, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 60 km/h, fortes na maior parte do dia passando a SW à noite. Ondas de E a NE de 1.0 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Na sexta-feira, mais nuvens com pancadas de chuva e trovoadas devido ao deslocamento rápido de uma nova frente fria pela área de pesca.

Tendência: No sábado a frente fria se afasta para o Sudeste do Brasil mantendo um sistema de baixa pressão, associado à frente fria, bastante intenso no litoral do RS e com um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) que avança pelo Sul do Brasil, o tempo fica instável com chuva fraca no sábado e firme com aberturas de sol e declínio na temperatura no domingo. No sábado e domingo o vento de SW fica mais forte com rajadas de 60km/h no sábado e de 40 e 50km/h no domingo. O mar fica agitado, especialmente entre a noite de sábado e maior parte de domingo as ondas chegam a 3,0 e 4,0 m a leste de 48ºW.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Neste quarta-feira e na quinta-feira um sistema de alta pressão (massa de ar frio) causa temperaturas baixas com variação de nuvens e chuva fraca e isolada no início e fim do dia na área de pesca.

Alertas: HOJE, MAR AGITADO. AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (02/06/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SE a E, força 2 e rajadas de 30 a 50 km/h. Ondas de S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m, mais altas afastado da costa. Nebulosidade variável, com abertura de sol e chuvisco isolado especialmente no período noturno. Temperatura baixa.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h, mais forte a partir da tarde. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 m. Nebulosidade variável, aberturas de sol e chuvisco isolado no início e fim do dia. Temperatura em gradativa elevação.

Sexta-feira, ventos de NE a N, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais forte a partir da tarde. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Na sexta-feira mais nuvens e chuva no decorrer do dia, com trovoadas e descarga elétrica devido ao deslocamento de uma nova frente fria pelo litoral Sul do Brasil.

Tendência: No sábado a frente fria se afasta para o Sudeste do Brasil mantendo um sistema de baixa pressão, associado à frente fria, bastante intenso no litoral do RS e com um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) que avança pelo Sul do Brasil, o tempo segue com chuvisco ao sul de Florianópolis e mais firme, com aberturas de sol, ao norte com temperaturas baixas na área de pesca de sexta-feira até terça-feira. No sábado e domingo o vento de SW fica mais intenso com rajadas de 50 e 60km/h no sábado e de 30km/h no domingo. O mar fica agitado, especialmente entre a noite de sábado e maior parte de domingo as ondas chegam a 3,0 e 4,0 m a leste de 48ºW.

Fonte: Epagri/Ciram.