Notícias
Nota oficial sobre impactos da sísmica
O SINDIPI vem através deste manifestar o total descontentamento do Setor Pesqueiro industrial com a condução dos trabalhos de pesquisa sísmica, realizada pela Searcher nas águas jurisdicionais brasileiras.
As pesquisas têm gerado um impacto sem precedentes na pesca, sobretudo na modalidade de espinhel de superfície, cujos mestres têm indicado um declínio da pescaria após o início das atividades.
Além da falta de comunicação adequada e dentro de prazos razoáveis, as operações estão programadas para ocorrer justamente em período de safra de recursos importantes para a pesca de espinhel. Vale ressaltar ainda que o impacto gerado pelos canhões de ar ultrapassa as áreas delimitadas nas licenças, afugentando todos os animais e recursos pesqueiros da região de pesca durante um longo período de tempo.
Entendemos a importância do trabalho de pesquisa sísmica, porém ressaltamos que nenhuma atividade deve se sobrepor à outra, e que a comunicação adequada com o Setor pesqueiro teria reduzido os conflitos.
O SINDIPI está acompanhando atentamente a situação, rastreando a atividade pesqueira através do Global Fishing Watch, de relatos das tripulações, além dos mapas de bordo, para subsidiar seus associados.