Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Nota de esclarecimento sobre reportagem NDMais

O SINDIPI repudia as alegações sem fundamentos sobre a pesca industrial na reportagem publicada hoje (20) no site ND Mais, sobre o caso de mortandade de peixes nas praias do Ribeirão da Ilha, na baía de Florianópolis. (confira no link

Esclarecemos que a pesca industrial sequer é permitida na localidade em que o fato ocorreu ou em suas proximidades. Portanto, afirmar que o episódio poderia ser resultado de um “gigantesco descarte ilegal da pesca industrial” é uma alegação, no mínimo, irresponsável.

Somos um dos principais setores econômicos do Estado de Santa Catarina, que abriga atualmente o maior polo pesqueiro industrial do Brasil. Empregamos dezenas de milhares de trabalhadores de forma direta e indireta, que atuam continuamente para levar à mesa da população brasileira a mais saudável proteína animal que existe. 

Infelizmente a pesca, seja ela industrial ou artesanal, é mais uma das vítimas da poluição e da degradação que assola nossos ambientes costeiros, regiões tidas como berçários de vários estoques pesqueiros. E a poluição das águas em Florianópolis, especialmente nesta última temporada, é de amplo conhecimento público. 

O SINDIPI reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira industrial e espera que as autoridades possam não apenas investigar o que causou a mortandade de peixes no Ribeirão da Ilha, como também assegurar a preservação de ambientes costeiros em todo o nosso litoral.