Notícias
Ministro recebe o representante no Brasil da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimen
Ministro recebe o representante no Brasil da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)
O ministro Luiz Sérgio se reuniu, na sexta-feira (23), com o representante no Brasil da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Hélder Muteia, para discutir projetos de cooperação técnica e o combate à fome no mundo. Um dos projetos, ainda em fase de estruturação, é a criação de um centro de referência para formação e capacitação em aquicultura em Moçambique para atender países africanos, ainda carentes da formação de técnicos no setor. O projeto, além da coordenação técnica da FAO e do ministério, também terá a participação da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB) e do governo de Moçambique. O plano faz parte da estratégia de cooperação Sul-Sul, aprofundada pelo governo brasileiro na última década e cujo vértice principal é contribuir para reduzir as desigualdades sociais no continente africano. Por meio do projeto, também serão selecionados estudantes africanos para integrar cursos de mestrado no Brasil.
Dia Mundial da Alimentação e combate à fome
Atento à aproximação do Dia Mundial da Alimentação, o ministro Luiz Sérgio demonstrou preocupação com a alta dos preços dos alimentos. "É o desafio dos governos: incentivar a produção de alimentos, e no Ministério da Pesca e Aquicultura estamos mobilizados e trabalhando para isso". Ele também ressaltou a importância da escolha de José Graziano para a direção-geral da FAO em Roma. Hélder Muteia detalhou as ações da FAO no plano internacional para enfrentar a volatividade dos preços dos alimentos e combater a fome no mundo, em especial no Chifre da África. Uma das metas estabelecidas dentro dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas é reduzir a fome pela metade até 2015.
Fonte: Site do MPA
Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá
Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA. Segunda e terça-feira com variação de nuvens na área de pesca, por influência da circulação marítima associada a um sistema de alta pressão no oceano.
Previsão para hoje (26/09/2011) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Variação de nuvens com presença de sol e chance de chuvisco à noite entre Florianópolis e Paranaguá.
Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Variação de nuvens com presença de sol. Na madrugada e manhã há chance de chuvisco entre Florianópolis e Paranaguá.
Quarta-feira, ventos de NE a NW, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Sol na área de pesca.
Tendência: Na quinta-feira, sol com aumento de nuvens no fim do dia. Na sexta, uma frente fria provoca pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e noite na área de pesca. Vento de NE/NW, passando a SW, de 40 a 60km/h. Ondas de E/NE com picos de 1.0 a 1.5m.
Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna
Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA. Uma frente fria no Uruguai, em deslocamento para o oceano, favorece variação de nebulosidade na área de pesca, nesta segunda-feira. Na terça, tempo firme com sol.
Previsão para hoje (26/09/2011) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de NE, força 3 e rajadas de 40 a 55 km/h. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m. Variação de nebulosidade na área de pesca.
Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de NE a SE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 1.0 a 1.5 m. Sol na área de pesca, devido a influência de um sistema de alta pressão.
Quarta-feira, ventos de NE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Sol na área de pesca, devido a influência de um sistema de alta pressão.
Tendência: Entre quinta e sexta-feira, uma frente fria provoca pancadas de chuva com trovoadas na área de pesca. Vento de NE/NW, passando a S, de 40 a 60km/h. Ondas de NE com picos de 1.0 a 2.0m.
Fonte: Epagri/Ciram