Notícias
Ministérios aumentam controle e qualidade dos pescados
Ministérios aumentam controle e qualidade dos pescados
Medidas estimularão a produção nacional e permitirão maior aceitação de peixes, camarões e ostras, por exemplo, no mercado interno e externo
A sanidade dos produtos e processos relacionados a peixes, crustáceos e moluscos será aprimorada no Brasil com o lançamento de dois novos instrumentos: o Programa Nacional de Controle Higiênico-Sanitário de Moluscos Bivalves (PNCMB) e a Rede Nacional de Laboratórios do Ministério da Pesca e Aquicultura (Renaqua). A instrução normativa interministerial de criação do PNCMB foi assinada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, ontem ( 8/5), em Brasília. Na oportunidade, também foi firmada a portaria de designação dos laboratórios oficiais que, inicialmente, irão compor a Renaqua.
"Demos prioridade a um pedido da presidente Dilma, que é melhorar a qualidade do produto que chega à mesa dos brasileiros. Medidas como essas dão tranquilidade a todos, pois estamos cuidando daquilo que é produzido no nosso país", destaca Mendes Ribeiro. Com o maior controle sanitário, os consumidores de pescado terão a garantia de produtos mais saudáveis e de melhor qualidade, tanto produzidos no Brasil quanto os importados. Toda a cadeia produtiva da pesca será beneficiada com o controle mais rígido, que permitirá a produção de alimentos mais seguros e certificados por padrões aceitos mundialmente.
O PNCMB irá monitorar toda a produção do setor destinada ao consumo humano. Caberá ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o monitoramento e fiscalização das áreas de cultivo e extração de moluscos bivalves (ostras, mexilhões, vieras e berbigões, entre outros). O ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) terá a atribuição de definir critérios higiênico-sanitários para o processamento industrial e inspecionar os estabelecimentos vinculados ao Serviço de Inspeção Federal (SIF). O programa entrará em vigor 30 dias após sua publicação no Diário Oficial da União (DOU), prevista para a próxima semana.
A Renaqua realizará diagnósticos e análises oficiais bem como o desenvolvimento contínuo de novas metodologias para exames de doenças, resíduos e contaminantes. A rede está sendo estruturada com padrões internacionais de qualidade laboratorial, estabelecidos pelo padrão ISO 17.025, e dará suporte aos programas sanitários do MPA. Num primeiro momento, quatro laboratórios de instituições públicas de pesquisa, ensino e extensão e de órgãos executores de defesa sanitário animal estaduais integrarão o sistema: da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
Fonte: Assessoria de comunicação do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Social/ Portal Abras
Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá
Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA. Nesta quarta e quinta-feira, tempo estável com céu claro e temperatura mais elevada na área de pesca.
Previsão para hoje (09/05/2012) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE a NW, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Presença de sol com temperatura mais elevada na área de pesca.
Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE a NW, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m. Nevoeiros isolados ao amanhecer e presença de sol com temperatura mais elevada na área de pesca.
Sexta-feira, ventos de NE a NW, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m. Aumento de nebulosidade e pancadas de chuva no decorrer do dia, com trovoadas e temporais isolados.
Tendência: No sábado tempo instável com chuva, melhorando no fim do dia. No domingo, tempo firme com sol na área de pesca devido a um sistema de alta pressão. Ventos de NE/SW/S com rajadas de 40 a 60 km/h, mais intensas no sábado. Ondas de SE com picos de 1.0 a 2.0 m.
Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna
Alertas: HOJE E AMANHA, SEM ALERTA. Nesta quarta-feira, tempo estável com sol entre nuvens e temperatura mais elevada na área de pesca. Na quinta, sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e noite, entre Chuí e Mostardas, devido a uma frente fria.
Previsão para hoje (09/05/2012) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE a NW, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Presença de sol e temperatura mais elevada na área de pesca.
Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NW/W a SW, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a S de 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Presença de sol com aumento de nuvens na área de pesca. Entre a tarde e noite há previsão de pancadas de chuva com trovoadas e temporal isolado entre Chuí e Mostardas, devido a chegada de uma frente fria.
Sexta-feira, ventos de SW a SE, força 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Mais nuvens e condições de chuva ao norte de Mostardas. Tempo mais aberto no setor sul da área de pesca devido a influência de um sistema de alta pressão. Temperatura em declínio.
Tendência: No sábado e domingo, sol com algumas nuvens. Ventos de SW/SE, com rajadas de 40 a 60km/h, mais intensas no sábado. O mar fica agitado, com ondas de S com picos de 3.0 m, no domingo.
Fonte: Epagri/Ciram