Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Ministério da Pesca e Aquicultura reabre prazo para o Edital de entrega de mais 20 Caminhões Frigorí

Ministério da Pesca e Aquicultura reabre prazo para o Edital de entrega de mais 20 Caminhões Frigoríficos

 

 

 

 

O Ministério da Pesca e Aquicultura reabre prazo do Edital nº 2/2009 com reabertura do prazo de Seleção para Aquisição de Caminhões Frigoríficos mediante Termo de Permissão de Uso em mais seis estados do Brasil. O MPA convida órgãos da administração pública e entidades sem fins lucrativos dos estados do Acre, Amazônia, Amapá, Maranhão, Pará e Sergipe e os municípios interessados em participar do programa de apoio a cadeia produtiva do pescado proveniente da pesca artesanal e aquicultura familiar. O Objetivo é cadastrar interessados a fim de participar das ações de fortalecimento da pesca artesanal e da aquicultura através da disponibilização de caminhões frigoríficos a serem cedidos pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, mediante Termo de Permissão de Uso, de acordo com os requisitos e critérios constantes no Edital.

 

Serão entregues 20 Caminhões Frigoríficos que terão capacidade entre 1,6t e 8t cada. Com os Caminhões Frigoríficos, os pescadores e aquicultores poderão pensar em novas maneiras de comercialização, participar de mais eventos e comercializar o pescado com a qualidade garantida para os consumidores e maior renda para os produtores. Os municípios contratam equipes que compram frutos do mar direto dos produtores, limpam a mercadoria e a revendem por um preço até 50% mais baixo do que os de mercado.

 

As propostas, com todos os documentos necessários à habilitação, deverão ser entregues diretamente no MPA, ou remetida pelo correio, mediante registro postal ou equivalente, com comprovante da postagem até a data final para envio das propostas estabelecidas no cronograma abaixo discriminado, serão considerados apenas os processos entregues no endereço: Esplanada dos Ministérios, Ed. Sede - Bloco "D", sala 232 - CEP: 70.043-900 - Brasília/DF, devendo constar no envelope a seguinte identificação: Ministério da Pesca e Aquicultura - Edital de Seleção - Aquisição de Caminhões Frigoríficos - Coordenação-Geral de Comercialização. A lista completa dos estados e municípios que poderão participar do Edital, está no site www.presidencia.gov.br/seap.

Maiores informações pelos telefones: (61) 3218-3715 ou 3218.

Fonte: MPA

 

 

Brasil cede tecnologia para cultivar camarão em Cabo Verde

 

 

 

Uma experiência brasileira no cultivo de camarões em cativeiro será reproduzida em Cabo Verde com base em uma parceria entre duas companhias do setor privado, revelou à Agência Lusa a empresa Universo Pescados do Ceará. ``Vamos unir tecnologia brasileira e recursos holandeses para implementar um criatório (viveiro) de camarão na Ilha de São Vicente´´, adiantou o engenheiro de pesca Fabiano Lima.O empresário adiantou que o projeto está orçado em cerca 1,35 bilhão de euros, sendo que 50 % (não reembolsáveis) do programa Private Setor Investment (PSI/EVD), um fundo do governo holandês que destina recursos para projetos em países emergentes.

 

Os restantes 675 mil euros, segundo Lima, serão divididos entre a Universo Pescados e a cabo-verdiana Sucla, especializada no processamento de pescados, empresas que oficializaram a joint-venture. ``A construção do criatório de camarão começará em Janeiro de 2010 e deverá operar ainda em maio´´, assinalou o engenheiro, ao apontar que 120 dias depois será possível fazer a primeira captura. Segundo Lima, a fazenda de camarão vai ocupar uma área de 20 hectares e terá condições de produzir 80 toneladas por ano, ``num primeiro momento, uma quantidade suficiente para atender o consumo de Cabo Verde, que hoje importa o crustáceo´´.

 

``Passada a fase de maturação do projeto, a produção tenderá a aumentar para até 140 toneladas/ano, com o excedente destinado à exportação´´, acrescentou o engenheiro, ao assinalar que esse projeto estava a ser avaliado há cerca de um ano. A Universo Pescados, localizada em São Gonçalo do Amarante, a 60 quilômetros de Fortaleza, está no mercado há 4 anos e atua ainda na importação e exportação de alimentos específicos para a piscicultura e carcinicultura (criação de camarões). ``O objetivo da joint-venture com a Sucla é também comercializar o pescado e desenvolver a aquicultura em Cabo Verde´´, explicou o sócio-diretor. A Universo já trabalha noutro projeto com a parceira cabo-verdiana, para a criação de tilápia que vai servir de isca na captura de atum.

 

``A previsão é iniciar em abril de 2010´´, adiantou Lima, ao sinalizar que o projeto será formatado nos moldes do desenvolvido para o camarão. O diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae-CE), Carlos Cruz, disse que a entidade já é tradicional articuladora de negócios para Cabo Verde e, com essa iniciativa, sai de uma mera relação comercial para uma relação empresarial. ``É um passo adiante´´, assegurou Cruz, ao observar que o projeto se enquadra no compromisso assumido pelo governo Lula ``de transferência de tecnologia para os países africanos´´. ``A idéia é que esse modelo de parceria com países africanos, já testado e aprovado, possa ser realizado em noutros Estados brasileiros e até noutros negócios para além do sector de pesca´´, concluiu.

Fonte:Mundo Lusíada

 

 

 

"Mato Grosso será o maior produtor de peixes do país", avalia Sérgio Ricardo

 

 

 

Os produtores do Cinturão Verde, bairro Pedra 90, na zona rural de Cuiabá, estão retomando a construção de tanques para a criação de peixes em cativeiro. O deputado Sérgio Ricardo, autor da Lei da Piscicultura e da Lei da Pesca em Mato Grosso, esteve na propriedade de Idalina Oliveira Silva onde uma máquina fazia o trabalho de construção do tanque. No mês passado, Sérgio Ricardo apresentou o projeto ``Pró-Peixe´´ de incentivo à piscicultura. ``Mato Grosso será, em breve, o maior produtor de peixes do Brasil´´, observou o parlamentar que tem acompanhado de perto a criação do pescado em cativeiro no Cinturão Verde. No local, onde vivem cerca de 600 famílias já há 43 tanques produzindo e com licenciamento ambiental.

 

O deputado foi o incentivador da criação da Associação dos Produtores de Peixes do Cinturão Verde (Aspropeixe) presidida pelo produtor Everaldo Goulart. ``A piscicultura é uma alternativa econômica aos pequenos e médios proprietários. O ``Pro-Peixe´´ vai alavancar esta cadeia produtiva e é importante o segmento estar organizado e isso está acontecendo agora´´.A produtora Idalina Oliveira tem 64 anos e perdeu o marido há 3 meses. Ao ver a máquina cavando o tanque na sua propriedade, ela se emocionou.´´Este é um sonho meu e de meu marido que está se tornando realidade. Só tenho que agradecer o apoio do deputado Sérgio Ricardo´´.

 

 O deputado já prometeu doar 50 mil alevinos aos produtores do Cinturão Verde. Na localidade, Sérgio Ricardo esteve também no sítio de Eloy Vulczak que tem dois tanques produzindo. ``Aqui não tem outra opção para dar lucro como a piscicultura. O deputado está de parabéns em nos apoiar´´, disse ao informar que além de vender o peixe já está montando um ``pesque-pague´´ para incrementar ainda mais seu negócio. ``É por isso que eu digo sempre. A piscicultura será a redenção para os pequenos produtores´´, finalizou Sérgio Ricardo.

Fonte:Diário da Serra

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

Sistema de alta pressão garante tempo estável na região da pesca entre hoje e a sexta-feira. Vento S moderado a forte e mar agitado. Alertas: HOJE e AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES.

 

Previsão para hoje (03/12/2009) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de S a SE, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h, mais fortes ao sul de Mostardas. Ondas de NE a S de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m, (mar agitado), mais elevadas ao sul de Mostardas. Sol entre algumas nuvens.

 

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de S a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de S a SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m (mar agitado, especialmente ao sul de Mostardas). Sol e aumento de nuvens no decorrer do dia.

 

Sábado, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Sol com aumento de nuvens e chuva isolada á noite

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

 

 

Sistema de alta pressão garante tempo estável na região da pesca entre hoje e a sexta-feira. Vento S moderado a forte e mar agitado. Alertas: HOJE e AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES.

 

Previsão para hoje (03/12/2009) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de S a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de NE a S de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 m, mais elevadas ao norte de Florianópolis. Sol com algumas nuvens.

 

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de S a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de S a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m, mais elevadas ao sul de Florianópolis. Sol com algumas nuvens.

 

Sábado, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Chuva no início e final do dia, com sol entre nuvens no decorrer do período.

Fonte: Epagri/Ciram.