Notícias
Mapa intensifica inspeção animal em 2009
Mapa intensifica inspeção animal em 2009
As auditorias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para combater fraudes em leite, carne de aves e pescado foram intensificadas em 2009
No caso do leite, foram 27, contra 16 em 2008. Dessas, três apresentaram irregularidades como indícios de fraudes ou reincidência de estabelecimentos que descumpriam a legislação. ``Quando são detectadas inconformidades, fica proibida a liberação do comércio de produtos pelas empresas envolvidas. Para voltar à normalidade , são necessárias três análises oficiais dentro dos padrões e elaboração do plano de monitoramento do leite recebido dos produtores´´, explica a chefe da Divisão de Inspeção de Leite, Mel e Derivados da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Luciana Meneghetti. No setor de carne de aves, dados do Programa Complementar de Combate à Fraude, responsável pelas avaliações periciais de produtos, aponta que foram coletadas, neste ano, 556 amostras de produtos contra 270 no ano passado. Os resultados indicam redução de 20% nas não conformidades encontradas em 2009.
Na área de pescado, as fiscalizações em filé de peixe, camarão e postas de cação congelado tiveram destaque. Segundo o chefe de Divisão de Inspeção de Pescado e Derivados, da SDA, Lúcio Kikuchi, neste ano foi proibida a comercialização de pescado congelado a granel em supermercados. ``Esse alimento deve ser colocado à venda já descontado o peso do gelo e embalagem. Assim, o consumidor não paga a mais. Essa ação foi uma iniciativa conjunta do Mapa, Agência Nacional de VigilÂncia Sanitária (Anvisa), Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e ministérios da Pesca e Aquicultura e Justiça´´, explicou. De acordo com o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) da SDA, Nelmon Oliveira da Costa, além das ações de combate à s fraudes, este ano foi marcado por conquistas na área de inspeção animal. ``Destacam-se as auditorias operacional e documental realizadas em todos os estados que aderiram ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi): Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, além da capacitação de 664 médicos veterinários´´, enfatizou.
Para fazer parte do Sisbi, os serviços de defesa sanitária dos estados precisam comprovar que adotam os mesmos procedimentos do Sistema de Inspeção Federal (SIF) e ter infraestrutura adequada. O ingresso é voluntário e aprovado mediante auditoria do Mapa. ``Para o primeiro semestre de 2010, a expectativa é dobrarmos o número de estados incluídos no programa``, destacou Costa. O documento para revisão do Regulamento de Inspeção Industrial de Produtos de Origem Animal (Riispoa) está na consultoria jurídica do Mapa e deve ser encaminhado à Casa Civil, no início de 2010. ``Atualizamos e compatibilizamos as normas nacionais e internacionais. Isso vai permitir que o Dipoa promova ampla modificação no atual sistema de inspeção´´, finalizou Costa.
Fonte:Portal do Agronegócio
Ibama define estratégias para enfrentar crimes ambientais em 2010
A Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro) do Ibama concluiu ontem o planejamento das operações de fiscalização a serem realizadas em 2010. A Reunião de Planejamento Anual de Proteção Ambiental do Ibama em 2010 definiu as operações a serem realizadas no próximo ano para reduzir ainda mais o desmatamento na Amazônia e nos demais biomas brasileiros e combater outros crimes contra o Meio Ambiente. Durante duas semanas, superintendentes, chefes de fiscalização e a cúpula da Dipro definiram as prioridades no combate aos crimes ambientais. Foram planejadas mais de 900 operações de fiscalização em todo o país, contemplando não só o desmatamento, mas também a pesca ilegal, a fauna, a poluição e a biopirataria, entre outros, buscando o melhor aproveitamento possível dos R$ 92 milhões previstos no orçamento para a proteção ambiental.
Cerca da metade dos recursos será aplicada no combate ao desmatamento na Amazônia, também haverá recursos específicos para a proteção ao Cerrado, Ã Caatinga, Ã Mata AtlÂntica ao Pantanal e aos Pampas.O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou do encerramento da reunião no início da tarde de ontem. Para o ministro, que acabava de realizar mais uma ação de fiscalização, que destruiu 38 fornos ilegais de carvão que queimavam árvores do cerrado no sul de Goiás, ``as ações do Ibama contribuíram muito para a redução do desmatamento na Amazônia, segundo o Plano Nacional de Mudanças Climáticas, o desmatamento obtido esse ano só seria atingido em 2014.´´ Minc também anunciou que o Ibama poderá chamar mais aprovados no último concurso da instituição, 50% além do numero de vagas oferecidas devem ser preenchidas.
O ministro afirmou ainda que está para ser aprovada a remuneração por periculosidade para os servidores que atuam na fiscalização, e que no ano que vem será realizado concurso para admissão de 550 novos servidores, sendo 20% para a área meio e 80% para a fiscalização na Amazônia. O ministro recebeu um uniforme completo da fiscalização do Ibama e foi agraciado pelo diretor de Proteção Ambiental, Luciano Evaristo, com um álbum com fotografias das suas participações em operações realizadas pelo instituto e seu parceiros. A atuação do ministro na fiscalização foi um grande apoio aos servidores que arriscam suas vidas para proteger o meio ambiente.
Fonte:Centro de Estudos em Sustentabilidade
Deputados aprovam em segunda projeto de lei da pesca
Os deputados estaduais aprovaram em segunda votação, com quatro votos contrários, o Projeto de Lei 119/09, do Poder Executivo, que dispõe sobre a pesca e a aquicultura e estabelece medidas de proteção e controle da ictiofauna. A proposta causou polêmica e foi discutida pelos deputados por quase duas horas. Segundo o presidente da Assembléia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB), a proposta segue para a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) para a análise da constitucionalidade de duas emendas, apresentadas na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, para a Comissão de Agricultura e Pesca e irá a redação final em plenário.
Entre as alterações, as emendas limitam a utilização de motor de polpa em cabeceiras e outros trechos dos rios do Estado e a utilização de petrechos apenas ao ano de 2010. A proposta é mais restritiva do que a legislação federal sobre a questão de petrechos, só liberando 10 anzóis de galho e 10 joão bobo.A proposta causou intenso debate no Plenário. Paulo Duarte (PT) ocupou a tribuna para se manifestar contra o projeto. Ele destacou que o Estado deve se preparar para o fim da pesca profissional, por se tratar de uma tendência mundial.
Jerson Domingos destacou que a proposta foi amplamente discutida com a sociedade e está de acordo com a lei federal. O deputado Júnior Mochi (PMDB) citou levantamento da Polícia Militar Ambiental de 2007, de que os pescadores amadores respondem por 51% das 645 toneladas retiradas dos rios sul-mato-grossense.
Para o deputado Pedro Teruel (PT), o projeto da forma como está não avança nos critérios de garantias sociais para as populações ribeirinhas.
Já o deputado Youssif Domingos (PMDB), líder do governo na Assembleia Legislativa, afirmou que a proposta do executivo estadual é bem menos permissiva que a lei da pesca da União. O deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), autor da primeira Lei de Pesca aprovada pela Assembleia Legislativa em 1997, disse que o assoreamento é o maior problema enfrentado nos rios de Mato Grosso do Sul e não foi provocado pelos pescadores. O parlamentar acredita que o projeto aprovado hoje dá "o mínimo de condições de subsistência" aos pescadores sul-mat-grossenses.
Fonte:Conjuntura On Line
Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna
Tempo firme e com sol por influencia de um sistema de alta pressão Sul do Brasil. No decorrer da tarde desta terça-feira, uma frente fria de fraca intensidade, em deslocamento pelo mar, favorece o aumento de nuvens e condições para chuva muito isolada com trovoadas. Alertas: HOJE e AMANHÃ, SEM ALERTA.
Previsão para hoje (15/12/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE a SE, força 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de NE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo firme com sol e calor. Entre a tarde e a noite, o calor e o deslocamento de uma frente fria pelo mar, favorecem a formação de áreas de instabilidade e a ocorrência de pancadas isoladas de chuva com trovoadas, em especial no norte da área de pesca.
Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Na quarta-feira, nevoeiros ao amanhecer. No decorrer do dia, a frente fria se afasta para SC, mas ainda propicia condições para chuva isolada em especial no setor norte da área de pesca.
Quinta-feira, ventos de SE a E, força 3 a 4 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE a S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Na quinta-feira um sistema de alta pressão passa a atuar novamente no RS, deixando o tempo firme com sol.
Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá
Nesta terça-feira um sistema de alta pressão mantém o tempo firme em boa parte do dia na área de pesca. Na quarta-feira uma frente fria, em deslocamento pelo litoral catarinense, com fraca atividade, deixa o tempo instável. Alertas: HOJE, MAR AGITADO. AMANHÃ, RAJADAS MAIS INTENSAS DE VENTO ENTRE A TARDE E NOITE, ESPECIALMENTE AO SUL DE FLORIANÓPOLIS.
Previsão para hoje (15/12/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE a N, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE a E de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Tempo estável com predomínio de sol, aumento de nuvens e chance de pancadas de chuva e trovoadas ao sul da área.
Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h ao sul de Florianópolis. Ondas de NE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Na quarta-feira uma frente fria que avança pelo mar passando pelo Litoral catarinense e Paranaense, deixando o tempo instável com condições de chuva, especialmente a partir da tarde.
Quinta-feira, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de E a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Condição de chuva isolada entre a madrugada e o início da manhã, melhorando com sol em todo o estado no decorrer do dia.
Fonte: Epagri/Ciram.