Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Indústria pesqueira busca alternativa ao defeso

Indústria pesqueira busca alternativa ao defeso

 

 

 

A pesquisa científica, a renovação da frota, a desoneração da contribuição para o PIS/Cofins para o peixe, a exemplo do que já foi feito com a carne, e a busca da pesca alternativa a ser praticada no período de defeso são as prioridades enumeradas pela nova direção do Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá (Sinpesca). ``A indústria enfrenta dificuldades terríveis quando é obrigada a parar por até quatro meses ou mais´´, afirmou ontem o novo presidente do Sinpesca, Armando Burle.

 

Encabeçando chapa única, Armando Burle foi eleito e empossado há menos de uma semana na presidência do Sindicato das Indústrias de Pesca para o triênio 2010/2012. O seu antecessor, Fernando Ferreira, que lhe transmitiu o cargo, continuará presidindo a entidade nacional do setor, o Conepe - Conselho Nacional de Pesca e Aqüicultura. O ex-presidente do Sinpesca, Ivanildo Pontes, que ocupou o cargo por 18 anos, foi reconduzido na nova diretoria ao cargo de diretor executivo.

 

Armando Burle, que comanda duas empresas de pesca - a Pará Alimentos do Mar Ltda e a Amazon Catfish, ambas estabelecidas no distrito de Icoaraci -, informou que o Sinpesca tem hoje 44 empresas associadas, incluindo os armadores. Do total, oito operam com instalações frigoríficas. Atualmente, segundo ele, o setor emprega entre seis mil e sete mil trabalhadores diretos.

Fonte:O Liberal

 

 

 

Pesca e Meio Ambiente compartilharão recursos pesqueiros

 

 

Decreto publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (14) regulamenta a atuação conjunta dos ministérios da Pesca e Aquicultura e do Meio Ambiente nos aspectos referentes ao uso sustentável dos recursos pesqueiros. As normas, critérios, padrões e medidas de ordenamento vão definir a forma de exploração pela pesca comercial, amadora e de subsistência.

O decreto não se aplica, porém, à normatização da atividade de aquicultura (processo de produção em cativeiro, de organismos com habitat predominantemente aquático, como peixes, camarões, rãs, entre outras espécies).

 

As normas e medidas de ordenamento conjuntas vão dispor sobre os regimes de acesso, a captura total permissível, o esforço de pesca sustentável, os períodos de defeso, as temporadas de pesca, as áreas interditadas ou de reservas, as artes, aparelhos, métodos e sistemas de pesca e cultivo e a proteção de indivíduos em processo de reprodução ou recomposição de estoques.O decreto 6.981, que institui o sistema de gestão compartilhada, também cria a Comissão Técnica da Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros (CTGP), órgão consultivo e coordenador das atividades do sistema de gestão compartilhada, que terá a finalidade de propor medidas inerentes às ações conjuntas.

Fonte:DCI

 

 

Feira Sustentável 2009 é lançada em SC

 

 

 

Um grande público esteve presente na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, nesta terça-feira (13), para prestigiar o lançamento oficial da Feira Sustentável 2009 – Agricultura Familiar, Economia Solidária, Pesca, Reforma Agrária e Energias Renováveis, que acontecerá nos dias 30 de outubro a 1º de novembro, no CentroSul de Florianópolis. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Incra/SC, o evento é promovido com a parceria de diversos órgãos públicos e organizações não governamentais, e visa apresentar ao grande público como a produção de pequenos agricultores e a adoção de novas tecnologias e energias renováveis podem contribuir para um desenvolvimento sustentável do estado.

 

Além dos representantes dos órgãos promotores, compareceram ao evento o secretário estadual de Agricultura, Antônio Ceron, muitos deputados estaduais e federais, representantes de segmentos organizados como o da agricultura familiar, da reforma agrária, de empreendedores da economia solidária, do Movimento Sem-Terra, entre outros. Ao final do evento, público e convidados participaram de um café colonial feito exclusivamente com produtos da agricultura familiar e da reforma agrária, como leite, pães, bolachas, manteiga e geléia.

 

O delegado federal do MDA, Jurandi Gugel, explicou que expectativa é de que a feira deva reunir 250 expositores, distribuídos em 150 estandes, em um total aproximado de mil participantes. Palestrantes e debatedores também serão convidados para eventos paralelos, como oficinas e seminários. Haverá ainda uma programação cultural, com apresentações regionais e shows nacionais. Gugel destacou que o evento é uma oportunidade para que a sociedade urbana reconheça a importÂncia da agricultura familiar e seja estabelecido um novo patamar em suas relações. O dirigente do MDA também disse que a opção por processos de produção mais sustentáveis podem garantir uma ocupação mais justa da terra e democratização dos meios de produção, ``superando mazelas históricas que geraram desigualdades sociais´´, ressaltou.

Fonte:Ministério do Desenvolvimento

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

 

Nesta quarta-feira uma nova frente fria avança pelo litoral do RS com fraca atividade, deixando o tempo instável com pancadas de chuva a partir da tarde.

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES e MAR AGITADO.

 

Previsão para hoje (14/10/2009) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE, força 2 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de NE a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m, mais altas afastado da costa. Nebulosidade e chuva à noite, principalmente ao norte de Mostardas.

 

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de N a S, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de S a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 a 3.0 m. Variação de nuvens, com chuva principalmente pela manhã.

 

Sexta-feira, ventos de S a NE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Um sistema de alta pressão no Sul do Brasil deixa o tempo estável na área de pesca.

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

 

Um sistema de alta pressão se afasta para o mar e áreas de instabilidade associada ao deslocamento de uma frente fria aumenta a nebulosidade e provoca chuva a partir do fim da tarde, com risco de temporais com descarga elétrica entre a noite e próxima madrugada. O tempo continua instável na quinta-feira. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

 

Previsão para hoje (14/10/2009) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE a N, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde, com trovoadas a partir da noite, devido à aproximação de uma nova frente fria.

 

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de N a S, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.5 m. Tempo instável com muitas nuvens e chuva pla manhã com períodos de melhoria no decorrer da tarde.

 

Sexta-feira, ventos de S a E, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 3.0 m, mais altas ao sul de Florianópolis Tempo instável com muitas nuvens e condições de chuva, alternando com períodos de melhoria.

Fonte: Epagri/Ciram.