Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Importações de Pescado: Brasil Importa Mais de 600% do que Exporta

Importações de Pescado: Brasil Importa Mais de 600% do que Exporta

 

 

O Brasil, com este imenso potencial aquícola como temos mostrado aqui (Por que o Brasil não é uma Potencia Mundial em Aquicultura?), importou 225.831 toneladas de pescados no valor de USD $816.3 milhões de dólares nos cinco primeiros meses de 2011 – aumento de 35,25 por cento em valor e 31,36 por cento em volume em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da SECEX/MDIC e Aliceweb. O Brasil está importando 608.27 porcento mais do importa, ou seja compra 6 vezes mais do vende pescados para o exterior. Se o Brasil continuar importando nesta média mensal, pode chegar no final de 2011 com um volume de importações de pescados jamais atingido antes. No ano passado o Brasil importou mais de USD $1 bilhão de dólares em pescados (2010: Brasil Importa US $1 Bilhão em Pescados – Enquanto Vietnã Exporta US $1,4 Bilhões Somente com Pangasius).  Como temos também mostrado em vários posts do MyBeloJardim, o Brasil tem todas as condições de ser a curto prazo umapotencia mundial em Aquicultura e BioCombustíveis Aquícolas. Como exemplo de modelos de sucesso, escrevemos artigos anteriores sobre o sucesso dos projetos de cultivo de Tilápia em tanques-redes dasAssociações do Padre Antonio e Ivone no Rio São Francisco e o fenômeno mundial do Pangasius sp, bagre nativo do rio Mekong do sudeste Asiático. Com todo este imenso manancial de tecnologias, mão-de-obra especializada e recursos aquáticos não dá mesmo para entender como podemos estar tão dependentes das importações, não produzindo o que o mercado nacional está consumindo e pagando um dos pescados mais caros do mundo.

Fonte:MyBeloJardim

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

 

 

Alertas: HOJE e AMANHÃ, VENTOS FORTES. Entre segunda e a terça-feira, risco de temporal isolado, devido a frente fria no litoral do RS e ao deslocamento de um sistema de baixa pressão.

 

Previsão para hoje (19/09/2011) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de NE a NW, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h, podendo superar este valor entre Laguna e Passos de Torres. Ondas de NE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m, mais elevadas em áreas mais afastadas da costa e ao sul de Florianópolis. Tempo instável com chuva e risco de temporal em boa parte do dia devido na área de pesca.

 

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de NW a SW, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h, podendo superar este valor. Ondas de E a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m, mais elevadas em áreas mais ao sul de Florianópolis. Tempo instável com chuva e risco de temporal em boa parte do dia devido na área de pesca.

 

Quarta-feira, ventos de SW a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo estável na área de pesca devido a presença de um sistema de alta pressão em deslomamento pela região.

 

Tendência: Na quinta-feira, nevoeiros ao amanhecer e presença de sol em boa parte do dia na área de pesca. Vento de SE/NE/NW com rajadas de 40 a 50 km/h. Mar calmo, com ondas de 1.0 a 1.5m. Na sexta-feira, volta chover na área da pesca devido a presença de novas áreas de instabilidade. Ventos de NE a NW de 40 a 50km/h. Mar com altura de ondas de 1.5 a 2.0 metros.

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

 

 

Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, VENTOS FORTES. Nesta segunda-feira, risco de temporal isolado devido a passagem de uma frente fria na área de pesca. Na terça, um sistema de alta pressão avança pelo Sul do Brasil.

 

Previsão para hoje (19/09/2011) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h, podendo superar este valor por alguns momentos. Ondas de NE a SE de 1.0 a 1.5 m com picos de 2.5 metros 2.0 m e picos de 2.5 m. Predomínio de muitas nuvens e pancadas de chuva com torvoadas na área de pesca, devido a frente fria no litoral do RS. Há risco de temporal isolado.

 

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de SW a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h, podendo superar este valor por alguns momentos. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Chuva na madrugada e manhã no setor norte da áreas de pesca, melhorando no decorrer do dia com presença de sol em boa parte da região.

 

Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Tempo estável na área de pesca devido a presença de um sistema de alta pressão em deslcoamento pela região.

 

Tendência: Na quinta-feira, nevoeiros ao amanhecer e presença de sol em boa parte do dia na área de pesca. Vento de SE/NE com rajadas de 40 a 50 km/h. Mar calmo, com ondas de 1.0 a 1.5m. Na sexta-feira, volta chover na área da pesca devido a presença de novas áreas de instabilidade. Ventos de NE a NW de 40 a 50km/h. Mar com altura de ondas de 1.5 a 2.0 metros.

Fonte: Epagri/Ciram