Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

GT de Formação e Capacitação se reuniu esta semana no Ceará

GT de Formação e Capacitação se reúne esta semana no Ceará

 

Reuniram-se entre os dia 18-20 em Acaraú, município litorâneo do Noroeste do Ceará, a 255 Km da capital Fortaleza, a reunião do Grupo de Trabalho Formação e Capacitação do Pescador Profissional, do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (CONAPE).

A atividade deste GT está sendo muito importante para os pescadores profissionais. O grupo conseguiu, por exemplo, descentralizar cursos de formação para escolas federais de ensino – com a chancela da Diretoria  de Portos e Costas (DPC), da Marinha do Brasil –, mudar o plano de ensino para padrões aceitos internacionalmente e implantar plano de carreira para a categoria. Também foram viabilizados cursos para aquaviários marítimos e fluviários.

Atualmente os cursos podem ser ministrados não apenas pela Marinha do Brasil como por instituições credenciadas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, do Ministério da Educação (MEC), explica Roseli Zerbinato, secretária executiva do CONAPE. O Grupo de Trabalho Formação e Capacitação do Pescador Profissional conta com a participação de representantes da Marinha do Brasil, do Ministério da Educação e do CONAPE.

 

Novos avanços

Em Acaraú, que é o maior produtor de lagosta do Brasil, o grupo terá dois dias para informes e o debate da estratégia para ampliar o número de Institutos Federais de Ensino habilitados a profissionalizar novos pescadores. No terceiro dia do encontro estão previstas palestras sobre “A nova formação do pescador profissional no Brasil – Desafios e Perspectivas”, que serão seguidas de debates.

O encontro do GT será realizado no Instituto de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ceará (IF-CE) – Campus Acaraú, que já promove cursos para pescadores. 

Estarão presentes às palestras, programadas para a parte da manhã de sexta-feira, os trabalhadores da pesca de Acaraú e região, assim como representantes das entidades de classe de pescadores e armadores, academia, autoridades locais e convidados.