Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Governo sanciona lei sobre incentivo à criação de peixe

Governo sanciona lei sobre incentivo à criação de peixe

 

 

 

O governo do Estado sancionou lei do Pró-Peixe, que dispõe sobre a política estadual de desenvolvimento sustentado da aqüicultura e da piscicultura. O autor, deputado Sérgio Ricardo (PR), não tem dúvidas sobra a importÂncia da matéria. "A piscicultura será a redenção para os pequenos produtores. Mato Grosso será, em breve, o maior produtor de peixes do país" comemorou Sérgio Ricardo. Hoje, o estado conta com cerca de 140 mil pequenos produtores que poderão ter na piscicultura uma fonte primordial para geração de emprego, renda, lazer e alimentação.

 

A nova lei vai facilitar a vida do produtor que quiser ingressar na piscicultura. A partir de agora o governo do Estado deverá estabelecer cooperação técnica com as prefeituras e consórcios intermunicipais para implantar licenciamento ambiental simplificado. Outro ponto importante: os piscicultores com até 1 hectare de extensão de lÂmina d"água em seus tanques, organizados por meio de associação de classe, ficam isentos do pagamento de taxas na Sema e publicação dos referidos procedimentos junto à Iomat

Fonte: Imprensa Oficial de Mato Grosso

 

 

 

Peixe é um dos alimentos mais saudáveis da culinária mundial

 

 

 

Difundido em todas as cozinhas dos mais diferentes povos, o peixe é um alimento rico em propriedades benéficas ao organismo e é considerado um dos mais saudáveis da culinária mundial. Segundo a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP), o brasileiro consome, em média, 7 kg de peixe por habitante/ano, mas, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação mínima é o dobro. Mesmo possuindo um grande potencial pesqueiro, o Brasil produz, por ano, pouco mais de 1 milhão de toneladas de pescado, com valor estimado de 3,3 bilhões de reais. Este volume produzido é 9 vezes menor do que o do Peru, por exemplo, muito embora o Brasil tenha 4,5 milhões de quilômetros de área oceÂnica, 8,6 mil quilômetros de costa e 15% da água doce de todo o planeta.

 

Neste contexto, o papel da mulher para o incentivo do consumo de peixe é de grande importÂncia no sentido da preocupação com a alimentação mais saudável, já que é ela a responsável por boa parte das decisões de compra dentro do lar. A fim de também incentivar o consumo e capacitar profissionais a preparar receitas de peixes e frutos do mar, aplicando adequadamente os procedimentos das boas práticas de higiene na manipulação de alimentos, o Senac Alagoas abre inscrições para o curso de Culinária à Base de Peixes e Frutos do Mar. As aulas serão ministradas no período de 12 de julho a 20 de julho, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, na Unidade Poço. Mais informações: (82) 2122.7801 e 0800 082 2005.

Fonte: Senac/AL

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

 

 

 

 

Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA. Uma frente fria de fraca intensidade, em deslocamento pelo litoral Sul do Brasil, provoca variação de nuvens com chuva isolada e ventos do quadrante sul com ondas mais altas.

 

Previsão para hoje (08/07/2010) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de SE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Variação de nuvens e chuva isolada da tarde para noite devido ao deslocamento da frente fria.

 

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Variação de nuvens com chuva isolada.

 

Sábado, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m. Mais nuvens com chuva isolada na madrugada e manhã, melhorando com sol no decorrer do dia em boa parte da área pesca.

 

Tendência: No domingo, som com aumento de nuvens entre a tarde e noite. Na segunda-feira, uma frente fria provoca chuva e temporal isolado na área de pesca. Vento de E/NE, passando a S na segunda-feira, com rajadas de 40 a 60km/h. A agitação marítima aumenta, especialmente na segunda-feira.

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

 

 

 

Alertas: HOJE e AMANHÃ, MAR MAIS AGITADO. Uma frente fria de fraca intensidade, em deslocamento pelo litoral Sul do Brasil, provoca variação de nuvens com chuva isolada e ventos do quadrante sul com ondas mais altas.

 

Previsão para hoje (08/07/2010) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de SW a NE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Variação de nuvens com chuva isolada, principalmente ao norte de Mostardas. Temperatura em pequeno declínio.

 

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de NE a S, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Variação de nuvens com chuva isolada, principalmente ao norte de Mostardas.

 

Sábado, ventos de SE a NE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 2.0 m. Nevoeiros ao amanhecer com presença de sol na área de pesca.

 

Tendência: Entre o domingo e a segunda-feira, uma nova frente fria provoca aumento de nebulosidade e chuva com trovoadas na área de pesca. Risco de temporal isolado. Vento de NE, passando a SW/SE com rajadas de 60 a 70km/h, mais fortes no domingo. Mar agitado com ondas de 2,0 a 2,5m e picos de 3,0m.

Fonte: Epagri/Ciram.