Notícias
Governador do RN assina nesta quinta-feira renúncia fiscal no ICMS do pescado
Governador do RN assina nesta quinta-feira renúncia fiscal no
ICMS do pescado
O governador Iberê Ferreira assina nesta quinta-feira (17) decreto estabelecendo renúncia fiscal no ICMS do pescado do Rio Grande do Norte. A medida garante competitividade para os pescadores e armadores locais frente aos barcos estrangeiros de pesca. A solenidade de assinatura será à s 09h, no cais da Produmar, na Rua Chile. Com as medidas, o Governo do Estado estará ampliando para o pescado o que já ocorre com relação ao camarão que é isento de 100% do ICMS em sua venda – tanto para o mercado local, como para outros estados e países. Para os peixes vendidos para fora do Estado, a redução fiscal será de 83% do ICMS devido – ou seja, a tarifa passa de 12% para apenas 2%. Para moluscos e crustáceos, exceto o camarão, a redução será de 30% - passando de 12% para 8,4%. Para a comercialização dentro do Estado, a renúncia fiscal no ICMS será de 60% para o peixe, e de 30% para moluscos e crustáceos, exceto o camarão.
Nesse caso, a tarifa passa do ICMS passa de 17% para 6,8% na venda do peixe, e de 17% para 11,9% na comercialização de moluscos e crustáceos. ``Na prática, isso significa que o Estado está defendendo e dando competitividade ao nosso pescador, mantendo e criando novos empregos, e gerando renda´´, adianta o governador Iberê Ferreira. A renúncia fiscal no ICMS para o pescado vem se somar as ações de incentivos fiscais já desenvolvidas pelo Governo do Estado para fortalecer a produção de camarão e no Rio Grande do Norte. Desde o ano de 2005 que o Governo concede isenção plena do ICMS para a comercialização de camarão – representando uma renúncia fiscal superior a R$ 26 milhões. O Governo do Estado também faz a renúncia fiscal, desde 2003, do imposto que incide sobre o óleo diesel para embarcações pesqueiras no Âmbito do Rio Grande do Norte – o que representa um montante de R$ 24 milhões.
Fonte:Diário de Natal Online
Ministro lança sexta em Dourados as obras do frigorífico de peixe
O ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, estará em Dourados nesta sexta-feira para o lançamento das obras do frigorífico de peixe. O lançamento está programado para à s 9h30, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM). Antes, porém, o ministro tem uma agenda com o prefeito Ari Artuzi e prefeitos da região para deliberar sobre projetos do setor. Essa reunião também vai acontecer na prefeitura. Às 10h, o ministro terá uma reunião na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com representantes do Território da Cidadania, onde vai deliberar sobre novos projetos de piscicultura na região. O frigorífico de peixe de Dourados, projeto custeado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura em parceria com a prefeitura, está com as obras em fase inicial numa área de aproximadamente
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Mauricio Peralta, com o frigorífico, que terá capacidade de processar cinco toneladas por dia, a produção de pescado na região da Grande Dourados poderá ser ampliada. ``A obra significa a inclusão de Dourados na cadeia produtiva de pescado no Brasil´´, afirmou. Atualmente com uma produção de pouco menos de mil toneladas por ano, Dourados atende somente a demanda local e ainda assim em datas específicas, como a Semana Santa ou Natal. Inicialmente, o frigorífico deve gerar algo em torno de 1.500 empregos diretos e indiretos. A expectativa é que a atividade venha representar um incremento da economia local e consequentemente a possibilidade de novos mercados, como pretende o projeto do governo federal para o setor em Dourados.
O prefeito Ari Artuzi destaca que a construção do frigorífico vai trazer uma série de investimentos e vantagens ao setor, uma delas é a exportação do pescado. Na opinião dele, a região de Dourados tem todas as condições favoráveis para produzir peixe de qualidade e conquistar o mercado de vários países.``A prefeitura é parceira dos produtores. Sabemos das necessidades que eles têm e por isso fizemos de tudo para construir o frigorífico próprio. Nós fomos a Brasília, procuramos a bancada federal e com o apoio de todos conseguimos fazer esta obra virar realidade´´, declarou o prefeito.
Fonte:Dourados Informa
Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna
Nesta quarta-feira uma frente fria em deslocamento pelo litoral do RS e o Jato Subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) mantém muitas nuvens com chuva isolada na área de pesca. Na quinta-feira um centro de baixa pressão se intensifica no oceano, em frente ao RS, e um sistema de alta pressão avança pelo Uruguai e RS mantendo o vento de noroeste e sudoeste, mais forte na maior parte do dia na área de pesca. Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES.
Previsão para hoje (16/06/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 3 e rajadas de
Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de SW a NE, força 3 e rajadas de
Sexta-feira, ventos de NW a N, força
Tendência: Entre sábado e manhã de domingo a frente fria desloca-se pelo RS, provocando pancadas de chuva na área de pesca.O tepo melhora no decorrer do dia de domingo, com aberturas de sol na área de pesca. Vento de NW/SW com rajadas de
Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá
Nesta quarta-feira e na sexta-feira, oavanço de uma frente fria pelo oceano, no litoral do RS e SC, e a presença do jato subtropical em SC mantém a nebulosidade com chuva isolada na área de pesca. Alertas: HOJE, VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR AGITADO.
Previsão para hoje (16/06/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE a N, força
Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE a SE, força
Sexta-feira, ventos de NE a N, força
Tendência: No sábado e domingo uma nova frente fria desloca-se pelo litoral do RS e SC, provocando pancadas de chuva na área de pesca melhorando no final do dia. Vento de N no sábado ássando a NW/S no domingo com rajadas de 60km/h a partir da tarde. Mar agitado neste período.
Fonte: Epagri/Ciram.