Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Florianópolis registra a maior captura de tainha da temporada atual

Florianópolis registra a maior captura de tainha da temporada atual

Na praia dos Ingleses, pescadores pegaram cerca de 35 toneladas do peixe

 

 

 

 

A maior captura de tainha da temporada no Litoral catarinense foi registrada em Florianópolis na manhã desta quarta-feira. Pescadores capturaram, em vários lanços, cerca de 25 mil peixes na praia dos Ingleses, no Norte da Ilha. Com esta quantidade, a pesca alcança aproximadamente 35 toneladas. Conforme o presidente do Sindicato dos Pescadores do Estado, Osvani Gonçalves, foram usadas diversas redes ao longo da praia para fazer a captura, o que melhorou o resultado do trabalho. Ele afirma que lanços assim trazem uma boa expectativa aos trabalhadores.

 

— Esta captura traz respiro e Ânimo aos pescadores. Esperamos que a situação de nossa safra melhore, já que sabemos que ela será menor este ano — diz Osvani. Outro lanço aconteceu no PÂntano do Sul, no Sul da Ilha de Santa Catarina. Conforme os pescadores, cerca de quatro mil peixes — aproximadamente seis toneladas — foram capturados.  Em todo o Litoral, foram capturadas mais de 70 toneladas de tainha até o momento. Na terça-feira, foi o dia de pescadores da Barra da Lagoa, no Leste da Ilha, comemorarem. Apesar de ser uma quantidade pequena — uma tonelada —, esta foi a primeira grande captura na praia.

Fonte:DC Agora

 

 

 

Pescadores  de Aracaju ainda não receberam seguro defeso

 

 

 

Neste ano em Aracaju, o defeso do camarão aconteceu entre 1º de abril e 15 de maio, existem 1700 pescadores aptos a receber o seguro defeso na capital, mas 80% dos pescadores ainda não receberam o benefício que é pago em duas parcelas no valor de um salário mínimo cada. O Ministério da Pesca e Aqüicultura é o responsável pelo registro do pescador, já o Ministério do Trabalho e Emprego fica responsável pelo pagamento aos segurados. De acordo com a presidente da Colônia dos Pecadores de Aracaju, Edna Maria dos Santos, o seguro sempre foi pago em dia, mas neste ano houve um problema no registro dos pescadores. ``Cerca de 80% dos pescadores de Aracaju ainda não receberam este ano o seguro defeso, o Ministério da Pesca alega que eles estão mudando o número do registro profissional, mas isso devia ter sido comunicado antes.

 

A gente já foi no Ministério e eles pediram que entrássemos em contato com Brasília, agora estamos esperando uma decisão do Ministério da Pesca. Quase todos os pescadores estão com o mesmo problema´´, apontou. Há 21 anos Jurandir dos Santos Bispo vive da pesca e sustenta três filhos e sua esposa, apesar de apresentar toda a documentação necessária, ele ainda não recebeu o pagamento. ``Eles indeferiram o meu pedido alegando registro na carteira de trabalho, mas a última vez que eu dei baixa na minha carteira foi há 16 anos. Meu documento de pescador profissional está em dia, o documento da colônia também está em dia, não entendo porque meu seguro defeso foi indeferido´´, contou.

 

Segundo a superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe, Celuta Krauss, o benefício deve ser requerido a partir do 30º dia da data de início do defeso. ``O que ocorreu é que houve a suspensão provisória do registro desses pescadores pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura. Caso o pescador tenha o pedido do seguro indeferido por algum motivo, ele poderá interpor recurso junto ao Ministério do Trabalho e Emprego através da secretaria até 12 meses após a negativa´´, informou.

Fonte:infonet