Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Estado inaugura Centro de Referência em Aquicultura para o Brasil

 

2ª SARDINHADA DO MERCADO VELHO

 

 

 

Itajaí tem um endereço onde história e turismo fazem parte do cardápio:  Restaurante Mercado Velho. Com valores claramente voltados para a cidade, o restaurante nasceu da proposta de resgatar pela gastronomia, a história e os pontos turísticos de Itajaí. Desde que abriu, em 1997, o Mercado Velho difere da maioria dos restaurantes da cidade, pois oferece pratos e decoração que remetem à história cultural e turística de Itajaí com um toque gourmet. Cumprindo a tradição, vem aí a 2ª SARDINHADA DO MERCADO VELHO, evento criado para comemorar o início da temporada de pesca da espécie. Temos o prazer de convidá-lo para a 2ª SARDINHADA DO MERCADO VELHO, que acontece nesta quinta-feira, 11 de março. Para comemorar, a partir das 18h, os clientes recebem, gratuitamente, porções de deliciosas sardinhas assadas como acompanhamento dos pedidos do cardápio. A festa conta com o patrocínio das cervejas Eisenbahn, Devassa e Baden Baden, e o músico Cassiano Baggio foi contratado para animar a noite. Este ano, a 2ª SARDINHADA DO MERCADO VELHO é promovida em homenagem aos 150 ANOS DE ITAJAÍ, que será comemorado em 15 de junho.

ANOTE NA AGENDA: dia 11 de março, festa no Mercado Velho.

Av. Beira Rio - Mercado Público - Centro de Itajaí.

(47) 3348-0681

 

 

 

 

Estado inaugura Centro de Referência em Aquicultura para o Brasil

 

 

 

Ceraqua terá gestão compartilhada entre Codevasf, governo do Estado, Ufal, Embrapa e Ministério da Pesca. O governo do Estado e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) inauguram nesta terça-feira (16), em Porto Real do Colégio, a partir das 10h, o Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros do São Francisco (Ceraqua/SF). O Ceraqua é considerado um dos mais modernos centros tecnológicos e científicos em aquicultura e recursos pesqueiros do Brasil. Lá foram investidos cerca de R$ 8,5 milhões do governo federal.

 

Entre os órgãos que farão a gestão do Ceraqua, está a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), que será a interlocutora das ações do governo do Estado. As outras instituições responsáveis pela gestão do centro são a Codevasf, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). ``Esse será o primeiro centro de pesquisa com uma gestão compartilhada. Com isso, poderemos otimizar recursos financeiros, humanos e a superposição de ações", lembra o coordenador do Projeto de Implantação do Ceraqua, Eduardo Jorge Motta.

 

Para o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, os projetos do centro serão fundamentais para efetivar o potencial de Alagoas para a piscicultura. "São 240 quilômetros do Rio São Francisco, mais de 230 quilômetros de litoral, a represa de Xingó, as lagoas naturais e as barragens que potencializam a atividade no Estado", argumenta o secretário. Pesquisas - Há dois anos, o Ceraqua já dá suporte para pesquisas que podem ser de grande valia para a cadeia produtiva da aquicultura e pesca em Alagoas e no restante do Brasil. Segundo Eduardo Jorge Motta, uma das pesquisas que foram desenvolvidas lá aponta três linhagens de tilápia como mais rentáveis para o produtor e para a indústria de beneficiamento. Elas fazem parte de um programa de geração de variedades chamado Gift.

 

"Essas linhagens de tilápia adquirem maior carcaça e, consequentemente, mais ganho de Robson Lima (Acervo Secom). Jorge Dantas citou as áreas do Estado que serão contempladas com os estudos do Ceraqua filé", cita o coordenador. De acordo com ele, outra pesquisa em andamento no Ceraqua, coordenada pela Ufal, indica que a adição de vitamina C à ração de algumas espécies de alevinos pode proporcionar maior ganho. Preservação - Além de promover subsídios científicos e apontar caminhos para o fortalecimento da cadeia produtiva da aquicultura e pesca, o Centro de Referência deverá contar com um centro de criopreservação de sêmen de espécies nativas de peixes, em parceria com a Embrapa.

 

"Com esse centro, poderemos manter um banco genético para o melhoramento e a inclusão na natureza de espécies ameaçadas pela degradação ambiental que assola o Rio São Francisco", explica o coordenador Eduardo Jorge Motta. Segundo o superintendente de Desenvolvimento Agropecuária da Seagri, o engenheiro agrônomo Edson Maruta, entre as espécies que poderão ser reintroduzidas no São Francisco estão o surubim, pacamã, curimbatá (xira) e tubarana.

Fonte:Agência Alagoas

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

 

O sistema de baixa pressão (Ciclone) ainda está próximo da costa, entre o Litoral Norte do RS e Litoral Sul de SC, e deve se deslocar para alto mar nas próximas 24h. Alertas: NESTA QUARTA E NA MANHà DE QUINTA-FEIRA, AS CONDIÇÕES SÃO DESFAVORÁVEIS A NAVEGAÇÃO E ATIVIDADES DE PESCA DEVIDO AO MAR AGITADO. MAS A ALTURA DE ONDA VAI DIMINUINDO GRADATIVAMENTE

 

Previsão para hoje (10/03/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SE a SW, força 3 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de SE de 2.0 a 3.0 m e picos de 3.0 a 4.0 m. Variação de nuvens e pancadas isoladas de chuva com trovoadas. Risco de temporal isolado.

 

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de SW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Presença de sol na área de pesca.

 

Sexta-feira, ventos de SW a S, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Presença de sol na área de pesca.

 

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

 

 

O sistema de baixa pressão (Ciclone) ainda está próximo da costa, entre o Litoral Norte do RS e Litoral Sul de SC, e deve se deslocar para alto mar nas próximas 24h. Alertas: NESTA QUARTA E NA MANHà DE QUINTA-FEIRA, AS CONDIÇÕES SÃO DESFAVORÁVEIS A NAVEGAÇÃO E ATIVIDADES DE PESCA DEVIDO AO MAR AGITADO. MAS A ALTURA DE ONDA VAI DIMINUINDO GRADATIVAMENTE

 

Previsão para hoje (10/03/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NW a SE, força 3 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de SE de 2.0 a 3.0 m e picos de 3.5 m. Sol com aumento de nuvens e chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas. Risco de temporal isolado à tarde na área de pesca.

 

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de SW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Sol com chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas.

 

Sexta-feira, ventos de S a N, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Sol com chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas.

Foto: Epagri/Ciram.