Palavra do Presidente
É preciso reconhecer as pessoas que trilharam o caminho que nos trouxe até aqui
Eu não poderia começar esta Palavra do Presidente de outra maneira que não fosse agradecendo. E não apenas agradecendo à atual diretoria e a todas as pessoas que tem me auxiliado ao longo deste tempo em que estou como presidente, mas, principalmente, aos presidentes que me antecederam. Se hoje comemoramos juntos os 44 anos do SINDIPI, é porque muitas pessoas antes de mim abriram mão do tempo junto às suas famílias ou mesmo aos seus próprios negócios, para se dedicar à entidade. Destaco e também agradeço o bom relacionamento que o SINDIPI mantém ao longo dos anos com outras instituições sindicais como o Sitrapesca e o SITIPI, hoje representados pelos presidentes Henrique Pereira e Leandro Rochi, respectivamente.
Meu agradecimento também não fica restrito aos armadores e representantes das indústrias que fazem parte do Sindicato, ou mesmo aos colaboradores, mas também às pessoas e entidades que contribuíram direta ou indiretamente para o desenvolvimento da pesca catarinense ao longo da nossa história. Muito Obrigado!
Nos enche de orgulho poder dizer que estamos na Capital Nacional da Pesca, que temos a frota mais tecnológica e com o parque fabril de pescados mais moderno do Brasil. Essa potência, que começou através da vocação natural do povo catarinense para o trabalho com o mar, tem se mantido graças ao esforço de muitas pessoas, entidades e alguns órgãos governamentais como a nossa casa em Brasília, o Ministério da Pesca e Aquicultura.
Comemoramos o aniversário de 44 anos do SINDIPI com dois lançamentos importantes: a 2ª edição da ExpoMAR, que neste ano terá uma extensa e variada programação com foco na gastronomia, servindo como uma verdadeira vitrine da produção pesqueira do nosso Estado e reunindo lideranças de todo o Brasil para debater o futuro da Pesca, além de fomentar novos negócios; e o Observatório da Pesca SC (SINDIPI), um projeto inédito realizado em parceria com o Sebrae/SC, que reúne em uma única plataforma todas as informações relacionadas à pesca catarinense, garantindo que o suor do nosso trabalho seja traduzido em números e dados que servirão não apenas para respaldar a pesca brasileira, como também subsidiar o Poder Público para a elaboração de leis e normas cada vez mais eficazes.
Aqui trabalhamos honrando a nossa história e quem pavimentou esta trajetória até aqui, buscando sempre novos caminhos. Há muitos desafios, como o plano de gestão da corvina, a possível criação do Parque do Albardão, a certificação das embarcações e abertura do mercado do Reino Unido e da União Europeia. Mas eles só serão vencidos se permanecermos unidos, com o propósito de levar a pesca brasileira para mares cada vez melhores. Muito obrigado a todos que fazem parte da nossa história.