Dourados terá frigorífico de peixes

O prefeito de Dourados, Ari Artuzi (PDT), lança nesta quarta-feira a licitação para construção do frigorífico de peixe que será construído próximo ao trevo de acesso a Fátima do Sul, na BR-163. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio de Dourados, Maurício Peralta, a prefeitura obteve R$ 950 mil do Ministério da Pesca e Aqüicultura para construção do frigorífico e vai investir R$ 300 mil, sendo uma parte em dinheiro e outra com a destinação do terreno e serviços de terraplanagem.

O lançamento da licitação será às 13h, na Embrapa Agropecuária Oeste, na presença dos representantes de seis ministérios e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que vêm a Dourados para conhecer os projetos de piscicultura da região.Maurício Peralta disse que o processo de licitação deve demorar 60 dias. A previsão da Prefeitura é para a ativação do frigorífico em 2010.

A indústria terá capacidade de processar até 5 toneladas de peixe por dia e 1.500 toneladas por ano. ``Os piscicultores de Dourados produzem atualmente mil toneladas de pescado por ano, mas a estrutura tem capacidade de dobrar essa produção. Com o frigorífico, o setor vai atingir essa produção e passar a atender o mercado com peixe industrializado em Dourados´´, explicou Peralta. Segundo ele, o frigorífico terá gerenciamento compartilhado entre prefeitura e piscicultores.

Fonte:Sul News

Governo analisa hoje pedido de verba para construção de casas em SC

O ministro das Cidades, Marcio Fortes, reúne-se hoje (16) com a secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães, e com representantes da Casa Civil da Presidência da República para decidir sobre o pedido de recursos destinados à construção de 1,5 mil casas em Santa Catarina, para abrigar vítimas do tornado que atingiu o estado no início da semana passada. O pedido foi feito ontem (15) por representantes do estado durante reunião no Ministério das Cidades, com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, de senadores e deputados. A estimativa é de que serão necessários R$ 30 milhões para as obras.

Hoje a Defesa Civil de Santa Catarina alertou para o risco de chuva forte, com possibilidade de temporal e de granizo no oeste, meio-oeste e especialmente no extremo oeste do estado. Na quarta e quinta-feiras, as pancadas de chuva devem atingir todo o litoral, formando áreas de instabilidade.Na noite de sexta-feira e na manhã de sábado, há possibilidade de formação de um sistema extratropical no litoral do Rio Grande do Sul, provocando ventos com velocidade de 50 a 70 quilômetros por hora no sul de Santa Catarina, que devem deixar o mar agitado.A Defesa Civil também alertou para o perigo de deslizamentos, principalmente no litoral do estado e no Vale do Itajaí, por causa das fortes chuvas dos dois últimos meses.

Fonte:Agência Brasil

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Entre esta quarta e a quinta-feira, um cavado se intensifica no Sul do Brasil e dá origem a uma frente fria, associada a um ciclone extratropical no litoral do RS na sexta-feira. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, INTENSIFICAÇÃO DOS VENTOS ENTRE A TARDE E NOITE.

Previsão para hoje (16/09/2009) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Aumento de nuvens e condições de chuva e trovoadas a partir da noite.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h, entre a tarde e noite. Ondas de E a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Muitas nuvens com chance de aberturas de sol. À noite, uma nova frente fria se forma no RS e favorece a condição de chuva forte e o risco de temporal.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Entre esta quarta e a quinta-feira, um cavado se intensifica no Sul do Brasil e dá origem a uma frente fria, associada a um ciclone extratropical no litoral do RS na sexta-feira. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, INTENSIFICAÇÃO DOS VENTOS NO SUL DA ÁREA DE PESCA, NO FIM DO DIA.

Previsão para hoje (16/09/2009) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Aumento de nuvens na área de pesca, com condições de pancadas de chuva e trovoadas nas proximidades de Laguna.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h no fim do dia. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Muitas nuvens com chance de aberturas de sol. À noite, uma nova frente fria se forma no RS e favorece a condição de chuva forte e o risco de temporal isolado.

Fonte: Epagri/Ciram.