Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Discutida em Itajaí a formação do Conselho do Arquipélago de Trindade e Martim Vaz

Na última quinta-feira (19) o SINDIPI participou de uma reunião no CEPSUL para a formação do conselho consultivo da APA e MONA do Arquipélago de Trindade e Martim Vaz. O objetivo do encontro foi apresentar a importância dessas áreas de proteção e discutir a criação do conselho, que será fundamental para garantir a participação da sociedade na gestão dessas unidades.

Localizadas a cerca de 1.200 km da costa do Espírito Santo, as ilhas Trindade e Martim Vaz são estratégicas para o Brasil, pois garantem o direito à criação de Mar Territorial e Zona Econômica Exclusiva ao redor delas. A preservação e gestão dessas áreas são essenciais não apenas para a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável da região, mas também para a soberania brasileira.

A próxima reunião está agendada para o dia 11 de dezembro, em Vitória (ES), quando serão definidos os membros do conselho. Esses conselhos são previstos pela Lei 9.985/2000, regulamentada pelo Decreto 4.340/2002 e pela IN/ICMBio 09/2014, e têm como finalidade assegurar a efetiva participação da comunidade na administração das unidades de conservação.

Representando o SINDIPI, participaram da reunião a oceanógrafa da coordenadoria técnica, Luana Mallmann Specht; a armadora e coordenadora da câmara setorial de cardume associado, Gizelle Perão; o armador e coordenador da câmara setorial de espinhel de superfície, José Kowalsky; e o armador de espinhel de superfície, Luciano Paulo dos Santos.